Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Com Remédios
    • Sem Remédios
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » Tratamentos » Sem Remédios » Estilo de vida » Gestão das Emoções » Relaxamento e enxaqueca – Aprendendo a Relaxar
post

Relaxamento e enxaqueca – Aprendendo a Relaxar

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Aprendendo a Relaxar – Parte 3

(Clique aqui para ler a Parte 4)           (Clique aqui para ler a Parte 2)

De acordo com vários pesquisadores, cinco minutos por dia de exercícios de respiração profunda equivalem a uma soneca de uma hora, em termos de relaxamento e disposição (embora não substituam uma boa noite de sono, pois é só durante o sono, à noite e no escuro total, que nosso cérebro libera a importantíssima substância melatonina – leia mais sobre ela no meu livro). A quantidade de oxigênio absorvida durante estes exercícios, energiza e relaxa as células cerebrais, ‘apagando’ os estímulos estressantes anteriores.

Você pode tentar utilizar as técnicas já ensinadas quando estiver entrando em uma crise de enxaqueca, ou mesmo quando estiver no meio de uma crise. O ato de concentrar-se na respiração possui um poder calmante que afasta sua mente da dor. Além disso, os efeitos físicos dessa respiração podem aliviar parcial ou mesmo totalmente o desconforto.

Se você está chegando agora e não leu as Partes 1 e 2, faça-o agora. Coloque-as em prática por uma semana cada, pelo menos cinco minutos uma a duas vezes por dia, e só então comece a praticar o exercício abaixo.

Comece então a observar se, e como, esta nova atitude – este novo hábito – está influenciando as suas dores de cabeça e demais sintomas da enxaqueca.

A técnica de relaxamento a seguir, ao contrário das anteriores, deve ser praticada em momentos de mais calma, e não a qualquer hora.

Vamos começar?

Deite-se de costas no chão, ou sobre um colchão firme. Pode colocar um travesseirinho sob a cabeça para ficar mais confortável. Feche os olhos.

Agora comece a respirar de maneira regular e profunda (conforme já ensinado), por um minuto ou dois.

Depois, encha os pulmões de ar (bem devagar), prenda a respiração e contraia totalmente os músculos de um de seus braços, levantando-o (lembre-se que você está deitado durante este exercício). Contraia esse braço inteiro, o máximo possível.

Então, comece a soltar o ar, lentamente, relaxando e abaixando o braço ao mesmo tempo.

Repita esse mesmo processo para o outro braço, para cada perna, para o abdome (contraia os músculos do abdome) e para sua face (contorcendo os músculos).

Depois de terminados esses movimentos, sugestione-se: “Eu me sinto completamente relaxado”; “Eu me sinto bem melhor que antes”.

Tente lembrar-se dessa exata sensação várias vezes ao dia, de modo que você possa ‘transportar-se’ para ela em momentos de tensão.

Este é o objetivo: lembrar-se de como é a sensação de estar relaxado, para que você possa recobrá-la sempre que achar desejável.

Então abra os olhos. Fim do exercício!

Clique aqui para ler a Parte 4             Clique aqui para ler a Parte 2

Consultas – Informações

Páginas: 1 2 3 4 5

Consultas
Informações
Agendamento

Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

Atendimento Online e Presencial

Clique Aqui

Tópico: Estilo de vida/ Gestão das Emoções/ Sem Remédios/ Tratamentos Rótulos: Gestão das emoções

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Tontura, Enxaqueca, Labirintite, Enxaqueca vestibular, enxaqueca basilar

Tontura, Labirintite, Enxaqueca Vestibular e Enxaqueca Basilar

Tontura, Vertigem e Sintomas Labirínticos Fazem Parte da Enxaqueca Muita gente que sofre de enxaqueca tem tontura e acha que tem labirintite, quando na verdade, sintomas labirínticos podem, simplesmente, fazer parte do pacote de sintomas da enxaqueca. Essa tontura costuma ser sutil, por vezes só perceptível quando você vira a cabeça e tem a impressão […] ... leia mais...
A dor de cabeça da crise de enxaqueca impede a prática do sexo

Dor de Cabeça Dificulta Sexo

Como se não bastasse o fato que a enxaqueca ser desacreditada até por alguns médicos, que a julgam “psicológica”, corre pela mídia a manchete que dor de cabeça não é mais desculpa para não fazer sexo, seguida da notícia que sexo alivia a dor de cabeça, segundo pesquisa publicada em revista médica. Como médico que […] ... leia mais...
Disfunção da ATM e enxaqueca são dois problemas diferentes, e um não causa o outro.

Enxaqueca e Disfunção Temporomandibular (ATM / DTM)

Enxaqueca Não É Causada Por Disfunção da ATM. Talvez você nunca tenha ouvido falar em disfunção da ATM (abreviação de Articulação Têmporo-Mandibular). Mesmo assim é melhor ler atentamente este artigo, especialmente se você sofre de enxaqueca. Pois se você tem enxaqueca, existe boa probabilidade de algum profissional de saúde mal informado atribuir sua enxaqueca a […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2025 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo