post

O Que é Enxaqueca

Saber o que é Enxaqueca é o primeiro passo para se livrar dela.

O que é enxaqueca?

O que é enxaqueca?

Mas afinal, o que é enxaqueca? Enxaqueca é uma doença crônica (doença crônica é aquela que têm data para começar mas não para terminar) que compreende um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais, desequilíbrios estes que, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética.

O resultado é uma série de sintomas que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca com muito pouca dor de cabeça ou até mesmo sem dor de cabeça, apenas com os demais sintomas como enjôo, visão embaçada, tonturas, alterações do humor, aversão à claridade, aura visual, sensorial ou motora (aura de enxaqueca compreende sintomas como perda parcial da visão, formigamentos, entre outros. Quer saber mais sobre aura? Então interrompa um pouco esta leitura e clique neste link agora mesmo para ler e assistir um vídeo sobre aura de enxaqueca e em seguida retorne aqui e em seguida clique neste link para ler e assistir um vídeo sobre enxaqueca sem aura)  etc. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. Mas é sempre bom lembrarmos, ao nos perguntar o que é enxaqueca, que esta doença pode, em certas crises, cursar sem dor de cabeça, ou com dor leve.

O que é enxaqueca – Mitos e Verdades

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil) – porém, está errado pensar que a dor só pode ser latejante (pulsátil). A dor de cabeça da enxaqueca também pode não ser pulsátil e se constituir de uma dor em peso, ou uma sensação de “pressão para fora”, como se a cabeça fosse explodir. É importante, quando falamos sobre o que é enxaqueca, desmistificar várias fontes de informação na internet que condicionam o diagnóstico da enxaqueca a uma dor latejante. Isso não é necessariamente assim.

A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna. Está errado, ao falar sobre o que é enxaqueca,  restringir a localização da dor necessariamente a um só lado da cabeça. Pode doer a cabeça inteira numa crise de enxaqueca.

Quando se fala no que é enxaqueca, pensa-se logo nos sintomas. Existem muitos outros possíveis sintomas da enxaqueca. Comumente estes sintomas compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, hipersensibilidade ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, tontura, depressão (mesmo fora das crises), lacrimejamento etc. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados. Recomendo a você que leia agora mesmo os seguintes artigos sobre sintomas da enxaqueca: este sobre os sintomas mais comumente reconhecidos, e este outro, realmente imperdível, sobre os sintomas da enxaqueca além da dor de cabeça. Leia já, não se arrependerá. E depois retorne aqui.

A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça. É claro que existem casos em que uma crise de enxaqueca dura menos de 3 horas ou mais de 3 dias. Por exemplo, crianças pequenas frequentemente apresentam crises de enxaqueca bem mais curta, comumente de meia a uma hora. Aliás, crianças podem ter enxaqueca muito mais que se imagina. Entenda o que é enxaqueca em crianças, e como ela pode diferir nos sintomas em comparação aos adultos. Aliás, bebês também podem ter enxaqueca: leia este artigo sobre um bebê de 8 meses com enxaqueca. Suspeita que suas crianças possam ter enxaqueca? Acha que dor de cabeça é manha de criança? Então precisa ler este artigo sobre como e quando levar a criança com dor de cabeça ao médico. E pode ter certeza que dor de cabeça não é manha ou frescura. Nem em crianças, nem em adultos.

A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.

Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluídos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas e até diarreia.

A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia em salvas.

O que é enxaqueca vs. Cefaleia em Salvas? Não confunda.

A cefaléia em salvas é uma variante muito rara e diferente da enxaqueca, que constitui simplesmente a dor mais forte que existe, de acordo com os registros da medicina. Mais forte que dor de cólica renal, do parto, de qualquer outra doença, podendo até levar ao suicídio. Ao contrário da enxaqueca que acomete mais mulheres que homens, a cefaleia em salvas acomete muito mais homens que mulheres. Para saber mais sobre cefaléia em salvas, CLIQUE AQUI.

O que é enxaqueca e como afeta a qualidade de vida?

Não apenas a dor de cabeça da enxaqueca, mas todos os demais sintomas, podem ser tão intensos e incômodos a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho. A enxaqueca pode devastar e destruir a qualidade de vida não apenas do portador da doença, mas da família em torno. Você sabia que a qualidade de vida do paciente com enxaqueca se compara àquela do paciente com câncer em estágio avançado e AIDS em fase terminal? E mesmo assim, a enxaqueca continua sendo um problema de saúde pública menosprezado? Leia este artigo para se informar sobre como a enxaqueca acaba com a qualidade de vida de quem sofre dela.

O Que Mais Você Precisa Saber Sobre O Que É Enxaqueca?

Uma das coisas para você, que busca informações sobre o que é enxaqueca, saber, é que ao contrário do que muitos pensam, enxaqueca não vem do fígado. É verdade que muita gente tem enxaqueca depois de comer certos alimentos, mas esse fato não deve ser confundido com o fígado estar causando a enxaqueca. Leia esta explicação completa sobre enxaqueca e o fígado.

Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono (aliás, você sabia que sono é essencial para o tratamento da enxaqueca?), ou então quando a pessoa vomita (clique aqui para ler mais sobre o enjôo que ocorre na enxaqueca). Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental. Assista o vídeo abaixo para saber mais. Em seguida, CLIQUE AQUI para obter informações sobre como marcar uma consulta.