Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • A Enxaqueca
  • Contato
  • Consultas
home » Tratamentos » Sem Remédios » Evitando Enxaqueca Desencadeada por Cheiro
post

Evitando Enxaqueca Desencadeada por Cheiro

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Enxaqueca – Como se Proteger de um Cheiro Desencadeante

Introdução: Enxaqueca e Sensibilidade ao Cheiro

Enxaqueca pode ser desencadeada - e evitada - pelo cheiro.A enxaqueca é muito mais que uma dor de cabeça. Na verdade a dor de cabeça é um dos sintomas da enxaqueca. Existem vários outros sintomas que afligem os sofredores de enxaqueca. Não é necessário ter todos esses sintomas (ainda bem!)  para ter enxaqueca. Se quiser ler mais sobre os sintomas da enxaqueca, clique aqui.

Um dos sintomas bastante comuns que acompanham quem sofre de enxaqueca é uma grande sensibilidade aos cheiros. Cheiros de uma infinidade de produtos podem desencadear uma crise de enxaqueca, ou enlouquecer ainda mais quem já está em crise.

Por exemplo: no elevador, no trabalho, na aula de ginástica, no ônibus, numa festa, ou até mesmo na sala de espera de seu médico, aparece alguém usando um perfume. Sem julgar o mérito da qualidade do perfume, ele pode, sim, estragar todo o resto do dia de quem sofre de enxaqueca, pois pode desencadear uma crise.

Dica: Um Cheiro Pode Disfarçar o Outro

Estou escrevendo este artigo porque uma paciente minha fez uma descoberta muito interessante que a tem protegido de crises de enxaqueca desencadeadas por cheiros (ou de cheiros que lhe poderiam desencadear crises de enxaqueca – como você preferir).

Instruções:

Veja a seguir, como ela faz para se proteger desses cheiros:

Sachê de pó de café espresso

Sachê de pó de café espresso

1. Compra um sachê de pó de café espresso (daqueles que se colocam nas máquinas de café espresso – não importa a marca, desde que contenham apenas café – podem ser encontrados em supermercados ou lojas especializadas);

sachê de café espresso em pó, com furos

Sachê de café com pequenos furos. Qualquer marca serve.

2. Faz pequenos furos no lacre do sachê, de forma que o aroma seja liberado sem que vaze pó de café;

3. Leva sempre consigo o sachê acima descrito. Quando reconhece um cheiro que ela já sabe que pode lhe desencadear uma crise, imediatamente pega seu sachê e leva-o próximo às narinas, procurando respirar o quanto mais o aroma do café pelos furos do lacre do sachê.

4. Mantém o sachê próximo às narinas até se afastar do cheiro nocivo.

Resultado:

Todas as vezes que ela fez isso, relatou que o aroma do café foi suficiente para “distrair” seu olfato do cheiro “ruim” que desencadearia a crise. Ela pode usar esse recurso em qualquer lugar a qualquer hora. Para ela, esse método é muito melhor que tapar o nariz.

Meus Comentários:

Sabemos que o café, para muitas pessoas, pode aliviar dores de cabeça – apesar de não recomendarmos tomar (beber) café a não ser ocasionalmente, pois, através de outro mecanismo, a cafeína pode facilitar ou perpetuar dores de cabeça, criando até mesmo dependência (leia mais sbre este assunto aqui). Mas uma boa dose de cafeína, uma vez ou outra, pode – repito – aliviar uma dor de cabeça. Mais uma vez, a diferença entre o remédio (ainda que caseiro) e o veneno sempre está na dose!

Sabemos também que são bem poucos os sofredores de enxaqueca que apontam para o café ou para o aroma do café como sendo um possível desencadeante de crises de enxaqueca. O café parece simplesmente não incomodar a quem sofre de enxaqueca. Pelo contrário, muitos enxaquecosos até abusam do café.

Sabemos, através da literatura médica, que enxaquecosos que perderam o olfato deixaram de ter suas crises desencadeadas por odores, mostrando que parece ser não necessariamente a substância química ali presente, mas sim a interpretação subjetiva daquele cheiro, a culpada principal pelo desencadeamento de uma crise.

Pode ser que a substituição de um cheiro “do mal” por um cheiro “do bem”, ainda que forte, porém neutro ou até mesmo agradável para muitos enxaquecosos, como o de café, neutralize o cheiro “do mal” o suficiente para que ele não desencadeie uma crise de enxaqueca.

Pode também ser que componentes voláteis do café, responsáveis pelo seu aroma, tenham uma propriedade antienxaqueca.

Tudo isso são especulações a respeito da obseração de uma experiência que deu certo para uma pessoa, utilizando um ingrediente comum na cozinha de todo mundo, que é o café.

Tente você também e deixe seu comentário abaixo. Funcionou para você? Repasse a informação! Vamos descobrir se essa dica realmente é útil para a maioria!

E lembre-se: se você for uma das poucas pessoas para as quais o aroma do café incomoda ou até desencadeia enxaqueca, tente aplicar essa mesma dica, porém utilizando algum outro aroma – e comente abaixo informando o aroma que utilizou, pois a informação poderá servir para outros leitores.

Artigos relacionados, de leitura imperdível:

Aromas: Efeitos Positivos na Enxaqueca

Enxaqueca e Cafeína

Consultas – Informações


Consultas
Informações
Agendamento

Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

Atendimento Online e Presencial

Clique Aqui

Tópico: Sem Remédios/ Tratamentos Rótulos: Desencadeantes

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Hamburguer químico

O Hambúrguer Químico

Vídeo sobre um rapaz que esqueceu um hambúrguer por 1 ano no bolso. Quando, finalmente, encontrou o hambúrguer, este estava conservado. ... leia mais...

Óleo de Fígado de Bacalhau é Superalimento para Crianças

O óleo de fígado de bacalhau, suplemento antes comum, caiu em desuso mas continua a ser um superalimento para crianças. ... leia mais...
Risco versus benefício no tratamento da enxaqueca

O Maior Risco do Tratamento da Enxaqueca

O Maior Risco que Você Corre Se você sofre de enxaqueca há algum tempo, já se deu conta que todos os exames insistem em resultar normais. Desde o exame médico no consultório, até os exames de imagem que o médico solicita, como radiografias, tomografias, ressonâncias, angiografias etc. Eletroencefalograma, exames de sangue, urina, líquor e qualquer outro que […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2022 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.