Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Com Remédios
    • Sem Remédios
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » Dica da Semana » Quer melhorar? Respeite os Ritmos da Natureza.
post

Quer melhorar? Respeite os Ritmos da Natureza.

Atualizado em 22/06/2016 Por Dr. Alexandre Feldman

Tudo à nossa volta é cíclico. Toda a vida no nosso planeta é governada por ciclos cósmicos, que se revelam na manhã, tarde, noite, primavera, verão, outono, inverno, lua nova, cheia, minguante e crescente.

O perfeito funcionamento do nosso organismo, por sua vez, depende de uma série de ciclos e ritmos biológicos: sono, vigília, fome, digestão, menstruação, libido, respiração, batimentos cardíacos, entre tantos outros.

No passado, quando a medicina era uma arte e não um instrumento para o comércio de drogas, as pessoas sabiam, instintivamente, da importância de respeitar os ritmos e ciclos da natureza, a fim de que nossos próprios ritmos biológicos se mantenham em sincronia. Ninguém duvidava que a saúde, a felicidade e a longevidade dependiam dessa sincronia.

Atualmente, se nós temos sono e não conseguimos dormir, nós não pensamos em apagar a luz, mas sim em tomar um remédio. Se temos sede, não lembramos de tomar água, mas sim refrigerantes e outras bebidas artificiais. Se nos faltam nutrientes, não lembramos de melhorar nossa alimentação, mas sim de tomar um comprimido de ‘vitamina’. Nossa cultura tem sido fortemente moldada por interesses econômicos e pelo marketing da indústria de consumo.

Mas essas influências e interesses atuais não podem mudar algo programado tão perfeitamente e tão profundamente na nossa biologia, ao longo de milhões de anos.

Minha dica desta semana é: não volte para o tempo das cavernas, mas tente, da melhor maneira possível, obedecer os ritmos da natureza. Da mesma forma que não esperamos que você vá dormir ‘com as galinhas’, desejamos que você não abuse da iluminação artificial à noite, programando-se para ir dormir o quanto mais cedo. Pense em todos os outros ciclos que você pode respeitar, especialmente os horários das refeições. Na minha visão, este é um grande passo em direção à uma vida sem dor.

Consultas
Informações
Agendamento

Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

Atendimento Online e Presencial

Clique Aqui

Tópico: Dica da Semana

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Desencadeantes de enxaqueca

Desencadeantes da Enxaqueca – Como Descobri-los

Como Descobrir Desencadeantes de Sua Enxaqueca Antes de ler este artigo, é preciso que você saiba a diferença entre desencadeantes e causas da enxaqueca, para não confundir uma coisa com outra. Clique no seguinte link para conhecer essa importante diferença, leia o artigo e depois volte aqui: Enxaqueca – Causas Versus Desencadeantes. Já leu? OK – […] ... leia mais...

O Melhor é Não Precisar do Médico

Um dos melhores motivos para se alimentar bem, dormir bem e praticar atividade física é preservar ao máximo a saúde de modo a não precisar recorrer a hospitais e remédios. Há no mercado excelentes profissionais de saúde e remédios bastante eficientes. Mas também existem profissionais incompetentes e distraídos – e você nunca sabe na mão […] ... leia mais...

Receptores Cerebrais de… Baunilha!?!

Os receptores vanilóides ajudam o cérebro a detectar a dor. Poderá essa descoberta ajudar no tratamento da dor de cabeça e enxaqueca? ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2026 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo