Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • A Enxaqueca
  • Contato
  • Consultas
home » A Enxaqueca » Enxaqueca é Hereditária? Praga Genética?
video

Enxaqueca é Hereditária? Praga Genética?

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Influência Hereditária da Genética na Enxaqueca

Enxaqueca é hereditária? Praga genética?

Enxaqueca é praga genética hereditária??

“– Enxaqueca é Hereditária.” – Quem de vocês já não ouviu esta frase? Ela é repetida em consultórios médicos, artigos de jornais, revistas, programas de rádio, televisão e na Internet. Embora essa relação genética hereditária da enxaqueca seja verdadeira, quase sempre ela é abordada de forma simplista. Isso faz com que seja mal compreendida, podendo assim causar prejuízo a quem sofre de enxaqueca.

É fundamental esclarecermos aqui, clara e definitivamente, a diferença entre “predisposição genética” e “praga genética“.

Existem, realmente, fatores genéticos que podem predispor uma pessoa à enxaqueca. Em consequência, muitos médicos respondem à pergunta se enxaqueca é ou não hereditária com um sonoro SIM.

O que está errado com essa resposta é o seguinte:

Não é a enxaqueca quem é hereditária, mas sim a predisposição genética à enxaqueca.

Preste atenção: uma predisposição genética só se manifesta mediante estímulos do meio ambiente que nos cerca – ou seja: a manifestação da genética inerente a essa doença hereditária depende, em última análise, dos nossos hábitos e estilo de vida.

Ambiente e comportamento são soberanos.

Por exemplo: uma pessoa pode levar uma vida pouco saudável, se alimentando mal, dormindo pouco, sem atividades físicas etc, e mesmo assim não sofrer de enxaqueca.

A razão é que essa pessoa simplesmente não possui predisposição genética para enxaqueca. Ela não nasceu com essa predisposição. Não herdou. Ainda que exposta a ambiente e comportamento errados, não poderá manifestar doença para a qual não possui predisposição genética.

Já uma amiga dela pode levar a vida da mesma maneira, ter os mesmos hábitos – e sofrer terrivelmente com enxaqueca! Esta amiga certamente nasceu com a predisposição genética que herdou dos pais e ancestrais.

Como vemos no vídeo, a chave de tudo é o estímulo ambiental e comportamental que damos às nossas predisposições genéticas. É o ambiente e o comportamento quem liga ou desliga a predisposição genética, determinando se essa genética vai ou não se manifestar.

Você pode influenciar o ambiente e comportamento, se quiser.

Conclusão: se você ouviu a frase que enxaqueca é hereditária, e um ou ambos os seus pais sofrem de enxaqueca, calma! Não se paralise pensando em coisas como infeliz herança, praga genética etc. Focalize, ao invés, no seu estilo de vida e aja para que sua predisposição à enxaqueca não se manifeste. Ou deixe de
Livro Enxaqueca Só Tem Quem Querse manifestar. Focalize justamente naquilo que você pode mudar: o ambiente e o comportamento.

É justamente por isso que intitulei meu livro “Enxaqueca – Só Tem Quem Quer”. Obviamente ninguém quer ter enxaqueca – e é justamente por isso que quem tem enxaqueca deve conhecer, entender e aplicar ao máximo a influência dos hábitos e estilo de vida, ambiente e comportamento, a fim de impedir ao máximo que a predisposição genética se manifeste. Essas mudanças você deve aplicar concomitantemente ao tratamento do seu médico, e são detalhadas no meu livro, que quem tem enxaqueca sinceramente precisa ler.

Enxaqueca é hereditária mas controlável

Enxaqueca: Predisposição genética hereditária mas controlável por fatores ambientais e comportamentais.

Obs: existe um único tipo de enxaqueca que, verdadeiramente, é uma “praga genética”. O nome dela é enxaqueca hemiplégica familiar. Felizmente pouquíssimas pessoas no mundo sofrem dela. E você, quase certamente, não é uma delas.

Gostou do vídeo? Assine meu canal no YouTube e receberá um aviso a cada novo vídeo que eu publicar.

Leia Também:

Tudo sobre os sintomas da enxaqueca

Consultas – Informações

Consultas
Informações
Agendamento

Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

Atendimento Online e Presencial

Clique Aqui

Tópico: A Enxaqueca/ Estilo de vida Rótulos: estilo de vida

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Cafeína hiperestimula o cérebro.

Café, Cafeína, Enxaqueca e Dor de Cabeça

Café contém cafeína e outros estimulantes do sistema nervoso, e deveria ser evitado por quem já tem um sistema nervoso hiperativo, como é o caso de doenças como enxaqueca, ansiedade e pânico. Evite Café e Cafeína se Tem Enxaqueca Todos sabemos que a cafeína é uma substância presente no café. Desde a pré-história, nossos ancestrais descobriram […] ... leia mais...
Pílula Anticoncepcional

Pílula Anticoncepcional e Enxaqueca

Pílula anticoncepcional não faz bem para enxaqueca Ouve-se, normalmente, que pílula anticoncepcional não faz mal. A pílula anticoncepcional é utilizada atualmente em larga escala, não apenas para evitar gravidez, mas também para tratar espinhas na pele, cistos de ovário, irregularidades menstruais e até TPM. Para muitos médicos, falar mal da pílula é tabu. Coisa de religioso fanático. […] ... leia mais...

Vinho à Prova de Enxaqueca?

Vamos comemorar com uma taça de vinho? Muito improvável se você tem enxaqueca. Vinho pode desencadear enxaqueca pela ação dos sulfitos. ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2022 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.