Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • A Enxaqueca
  • Contato
  • Consultas
home » Tratamentos » Sem Remédios » Estilo de vida » Alimentação » Comendo Fora em São Paulo
post

Comendo Fora em São Paulo

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Para quem tem enxaqueca, comer fora é sempre um desafio. Um dos motivos é que muitos restaurantes utilizam óleos vegetais oxidados, matérias-primas de má qualidade, molhos “químicos” e aditivos artificiais – e cobram pequenas fortunas mesmo assim.

No Domingo de Páscoa de 2007, levei minha família para almoçar no restaurante do Hotel Emiliano. Estava programando um almoço ali desde que descobri o cuidado deles em importar vinhos sem sulfitos.

Não me decepcionei: encontrei um brunch riquíssimo e esmerado, com ingredientes de qualidade, densos em nutrientes.

Todos os pratos abaixo listados foram servidos nesse brunch. As saladas e aperitivos ficavam numa mesa de buffet, e as sobremesas também. Já os pratos principais eram servidos pelo garçom. Você pode aceitar pequenas porções de todos os pratos principais ou, se quiser, pode ficar numa porção maior de um prato só.

Na mesa, um potinho com sal não-refinado, riquíssimo em minerais, e um potinho com azeite extra-virgem português. A propósito, o restaurante possui um cardápio de azeites à parte!

Quando vi que lingüiças constavam entre os ingredientes de um dos pratos, fiquei curioso se o Restaurante Emiliano, que dedica tantos cuidados à qualidade de seus pratos, dispunha de lingüiças sem nitritos, um conservante extremamente comum nas carnes em conservas e embutidas (lingüiça, salisicha, presunto, peito de peru etc), e que no organismo se transforma em nitrosaminas, que provocam câncer. Ah, e podem desencadear enxaqueca também. Pessoalmente, prefiro a minha lingüiça sem câncer, por isso pedi que passassem essa minha dúvida ao Chef.

O Chef do Restaurante Emiliano, José Barattino, veio à minha mesa pessoalmente. Tive o prazer de cumprimentá-lo. Ele me explicou que, sempre que pode, faz questão de preparar as lingüiças que serve, artesanalmente – sem nitritos, é óbvio. Pena que nem sempre isso é possível, pois às vezes é difícil encontrar matérias-primas como tripas, necessárias para o preparo. Nesses casos, o restaurante compra suas lingüiças de uma renomada boutique de carnes paulistana (que, tenho quase certeza, adiciona nitritos às lingüiças que comercializa, infelizmente).

Por isso, se você pensa em ir ao Restaurante Emiliano e pedir um prato à base de lingüiça, pergunte, antes, ao Chef José Barattino, se elas terão sido feitas por ele ou adquiridas de fora. Ele é muito simpático e tenho certeza que adorará responder à sua questão. Sugiro que não pergunte a ninguém mais, a não ser a ele mesmo. Ligue antes, de preferência, para perguntar. Cuide bem de sua saúde!

Veja, abaixo, os pratos que foram servidos. Como já mencionei, é facultado ao cliente degustar pequenas porções de todos eles, ou ficar num único prato ou dois. Leia, entre parênteses, meus comentários.

Saladas e Aperitivos:
– Bandeja de Frios e Queijos (os frios, no caso são presunto cru e rosbife, os quais provavelmente não contêm nitritos; na minha dieta os queijos podem ser consumidos por quem tem enxaqueca, desde que não lhes desencadeiem crises por uma sensibilidade individual);
– Folhas verdes variadas;
– Salada grega – pepino, azeitonas, queijo feta e tomates;
– Radicchio grelhado com molho de anchovas;
– Camarões com molhos diversos (não tenho dúvida quanto à qualidade dos molhos preparados sob a supervisão do Chef José Barattino, mas camarões quase sempre contêm nitritos, por isso devem ser evitados; não sei se o Restaurante Emiliano tem algum cuidado no sentido de garantir camarões sem nitritos aos seus clientes);
– Salada de alcachofra e tomates marinados;
– Salada de batatas e atum fresco;
– Legumes grelhados com coulis de tomate fresco;
– Frutos do mar com feijão fradinho;
– Crème brullé de foie gras;
– Salada de aipo, maçã e peito de peru (o peito de peru contém nitritos);
– Quiche de espinafre e queijo de cabra;
– Rosbife ao molho de vinho-do-porto e laranja (molhos de vinhos podem ser consumidos, na minha dieta. Vinhos costumam desencadear enxaqueca – antes – de serem aquecidos e reduzidos a molhos. A alta temperatura e a mudança de pH libera os sulfitos do vinho).
– Ovas de capelin e bonfish com torradas (ovas de peixes são muito saudáveis!).

Prato Principal:
-Risoto de aspargos com camarões (camarões quase sempre contêm nitritos, por isso, em geral devem ser evitados; não sei se o Restaurante Emiliano utiliza camarões sem nitritos);
– Risoto de pera com gorgonzola;
– Ravioli de queijo de cabra e batatas (massas devem ser evitadas na minha dieta, porém se você optou pelo “rodízio” dos pratos principais, um único ravioli recheado de queijo de cabra não fará diferença, pois os demais alimentos do seu almoço retardarão a velocidade de absorção do carboidrato dessa massa. Se você está nos primeiros 3 meses da minha dieta, sugiro que passe este prato);
– Tagliatelli com ragú de vitela (vale o mesmo comentário do prato anterior);
– Posta de robalo com tomates-cereja e cogumelos;
– Sopa de peixe à veneziana;
– Pernil de cordeiro assado com ervas e azeitonas pretas
– Coq ao vin;
– Purê de batatas com alho assado (vale o mesmo comentário dos pratos de massas. Alguns portadores de enxaqueca não podem com temperos fortes de alho, mas neste caso o tempero estava muito equilibrado);
– Arroz com passas e castanha de caju (utilizado como guarnição. Evite, sob pena de acelerar a transformação dos carboidratos de sua refeição em açúcar no seu sangue, desequilibrando, em conseqüência, sua química cerebral);
– Mini legumes glaceados

Sobremesas:
– Frutas da estação (única sobremesa deste cardápio permitida na minha dieta. As demais, listadas abaixo, só devem ser consumidas quando você já tiver melhorado significativamente do seu quadro de enxaqueca através das diversas mudanças de estilo de vida e estratégias que eu sugiro no meu livro Enxaqueca Finalmente Uma Saída. Mesmo assim, tal consumo deverá ser de caráter excepcional, com sabedoria e moderação)
– Torta trufada de chocolate belga;
– Mousse de chocolate amargo e branco;
– Flan de morangos frescos;
– Éclair de creme ao Cointreau e chocolate Gianduia;
Como era Domingo de Páscoa, haviam ovos de Páscoa e Bonbons na mesa de sobremesas.

O preço de todo esse brunch generoso e esmeradíssimo foi de R$ 90 por pessoa. Com champagne nacional incluída (mas se você tem enxaqueca, sugiro que recuse). Pessoalmente, achei excelente a relação custo-benefício desta deliciosa, requintada e saudável refeição.

Fui informado que o Restaurante Emiliano oferece esse brunch todos os domingos à partir das 11 da manhã e durante o almoço.

AVISO 1: Se você ainda não conhece a Dieta Feldman Antienxaqueca, leia meu livro Enxaqueca Finalmente Uma Saída, e em seguida A Dor de Cabeça Morre Pela Boca. Visite regularmente este blog e também o site Enxaqueca.com.br para se atualizar e interagir.

AVISO 2: Clique aqui e leia, por favor!

Consultas
Informações
Agendamento

Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046

Atendimento Online e Presencial

Clique Aqui

Tópico: Alimentação

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Revista Época Publica Matéria Sobre Enxaqueca e Alimentação

Revista Época Fala de Enxaqueca e Alimentação

Parabéns à revista Época e à jornalista Laura Lopes, pela matéria intitulada “A Comida Também Influencia a Enxaqueca”, publicada em 2 de junho de 2010. ... leia mais...
Pasta de dentes pode desencadear enxaqueca

Pasta de Dente Pode Desencadear Enxaqueca

Dor de Cabeça, Enxaqueca e Pasta de Dente Este artigo é bem mais curto que a maioria dos que costumo escrever, porém trata de um tema que merece menção, uma vez que todo mundo se esquece. Quase todo mundo usa pasta de dente, mas quase todos nós esquecemos que a maioria das pastas de dentes […] ... leia mais...

Aromas e Cheiros: Efeitos Positivos na Enxaqueca

Aromas podem desencadear dor de cabeça em portadores de enxaqueca. Mas poderão alguns aromas ajudar a prevenir a enxaqueca? ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2022 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.