post

Tireoide e Enxaqueca – Qual a Relação?

Tireoide Pode Estar por Trás da Enxaqueca e Dor de Cabeça

tireoide e enxaqueca Tireoide e Enxaqueca   Qual a Relação?

Tireoide e Enxaqueca

Um problema na tireóide como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireóide) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireóide) pode, frequentemente, desencadear enxaqueca e dores de cabeça, além de uma série de outros sintomas. Uma vez detectado e corrigido o problema da tireóide, as dores de cabeça e enxaqueca melhoram muito, às vezes até a ponto de desaparecer.

O problema é que muita gente tem hipotireoidismo e não sabe. Pior ainda é que muitos médicos deixam de fazer o diagnóstico de hipotireoidismo por falta de conhecimento. É perfeitamente possível o exame de sangue (T3, T4 e até o TSH) estar normal e mesmo assim a pessoa ter hipotireoidismo! Como é possível uma coisa dessas, você pode estar se perguntando. A resposta é que, na verdade, é muito difícil determinar com 100% de certeza quais são realmente os valores realmente normais dos hormônios da tireoide.

Você já parou para se perguntar como foi que, algum dia, alguém determinou que os valores normais desses hormônios da tireoide são de tantotanto?

Para isso, mediu-se níveis hormonais da tireoide em uma amostra bem grande de indivíduos considerados normais. Os resultados, que variaram dentro de um mínimo e máximo, passaram a ser oficialmente estipulados como a faixa da normalidade.

Até aí tudo parece certo. O único problema é: qual exatamente seria o critério para definir um daqueles indivíduos, pertencentes à amostragem, como sendo de fato normal - ou seja, não portador de hipotireoidismo ou hipertireoidismo?

A resposta, aparentemente, é simples: os pesquisadores já conheciam os sintomas clássicos do hipo e hipertireoidismo, e quem tivesse esses sintomas apresentaria com certeza níveis sanguíneos de hormônios da tireoide bem acima ou abaixo daquelas pessoas que não tinham tais sintomas.

Acontece que muita gente – na verdade muito mais pessoas que aquelas sofrendo de franco hipotireoidismo ou hipertireoidismo – apresentam sintomas que não são inequívocos, mas sim uma série de sintomas mais brandos e menos bem definidos, como por exemplo, sensação de falta de energia constante, humor deprimido ou ansioso, problemas de sono, distúrbios menstruais, acne (espinhas na pele), dores de cabeça inexplicáveis, unhas quebradiças, flutuações de peso, queda mais acentuada de cabelos, diminução do desejo sexual, entre outros. Obviamente nem todos esses sintomas precisam estar presentes numa mesma pessoa, e nem sempre a intensidade desses sintomas é gigantesca. Além disso, todos esses sintomas podem ser causados por um grande número de doenças, tornando remota a ideia da possibilidade de um hipotireoidismo (ou hipertireoidismo), que embora brando a ponto de não aparecer no exame de sangue, pode prejudicar grandemente a qualidade de vida do doente, que passa (perde) anos de sua vida sem saber o que está errado, pois todos os exames insistem em resultar normais. O que esses doentes precisam fazer é procurar um médico que consiga montar um cenário de possibilidades mediante os sintomas apresentados, e que trate o doente e não o exame. Não é impossível um problema brando na tireoide provocar uma exacerbação enorme numa enxaqueca que, de outra forma, seria quase insignificante!

Gostaria de chamar sua atenção a 3 artigos que escrevi, há tempos, aqui no site enxaqueca sobre o tópico tireoide. Aqui estão eles. Leia e conheça mais! Boa leitura!

1. Enxaqueca e Hipotireoidismo

2. Alimentação, Tireoide e Enxaqueca – Parte 1

3. Alimentação, Tireoide e Enxaqueca – Parte 2

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de charlenecharlene comentou

    oi!
    achei muito interessante essa materia, eu tenho hipotireoidismo estou fazendo tratamento tomo levoid 100mg, e realmente antes de começar o tratamento eu tinha muita enxaqueca e hoje em dia eu ñ sinto mais tantas dores de cabeça.
    por isso e tambem pelos outros sintomas que a direoide alterada causa é muito importante fazer o tratamento certinho.
    eu tive um probleminha faz pouco tempo por causa da minha tireoide tive um abordo esponteneo pois ela estava muito alta, o meu sistema estava muito lento, por isso eu digo que é muito importante fazer o tratamento certinho.
    abraço!

  2. Imagem de MoanaMoana comentou

    Olá Dr. Feldman
    Será que hipotireoidismo subclínico, ou seja, com um índice quase normal pode ainda assim desencadear enxaqueca? Tenho esse tipo de problema na tireóide há uns 10 anos, tratei, mas como estabilzou acharam que eu não precisaria mais tomar remédio. Porém como estou tentando minimizar as causas da enxaqueca e li seu post fiquei na dúvida sobre isso. O que acha?

  3. Imagem de FernandaFernanda comentou

    Eu tenho hipotireoidismo, e a trato muito bem. Tanto que vivo numa boa. Mas nem assim a enxaqueca me larga =[

  4. Imagem de ElisabeteElisabete comentou

    Olá Dr Feldman
    Eu recentemente descobri que tenho hipotiroidismo e depois disto passei a ter dores de cabeça constantes,álguns médicos falam em enxaqueca tensional……Vivo indo ao médicos clinicos e tomando injeções na veia……..Eu não sabia também que tinha enxaqueca,até porquê estes dias fui diagnosticada com sinusite também e tomei remédios para tal.Mas a dores de cabeça e a dificuldade na visão custa a passar..Eu gostaria de saber se a enxaqueca pode deixar a pessoa com as vistas danificadas ou curtas……….Minha visão anda assim e o que devo fazer para tratar este problema de forma mais séria…?Se o Sr Drº me responder ficarei muito grata…….Elisabete

  5. Imagem de Inaví CorcineInaví Corcine comentou

    Muito explicativa a matéria, mas gostária de saber se essas dicas servem só para quem tem hipo, pois tenho hipe, minha tireóide é mto baixa… então fiquei pensando… devo seguir essas regras, pois fala do hipo, ou devo segui-las ao contrário já que tenho hiper?
    Estou fazendo uso do gengibre, pois vi aqui que é ótimo para enxaqueca, mas ele não interfere no meu hipertireoidismo?
    Fiquei com essas dúvidas dr.
    Abç

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Nos artigos eu abordo o hipotireoidismo, que é de longe o problema mais comum. Quanto a alguma interferência do gengibre com a tireoide, não há com o que se preocupar. Leia os artigos que linquei acima, sobre alimentação e tireoide, para saber com quais alimentos se cuidar.

  6. Imagem de ElisabethElisabeth comentou

    Dr. Alexandre, qual especialidade médica devo procurar, em sua opinião, visto que após ler seu artigo sobre tireoide e enxaqueca, vi-me “enquadrada” nos sintomas. E olha que faço tratamento para controle da enxaqueca há 11 anos! Grata.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Elisabeth, o mais indicado especialista para cuidar de sua tireoide é o endocrinologista. Claro que “ir a um médico” não deveria ser sinônimo de com “ir a qualquer médico”, ou “ao primeiro médico que aparecer à frente”, ou “ao médico mais próximo”. Você deve ir à busca de recomendações, escolher bem seu médico, e depois da consulta avaliar se suas expectativas foram atendidas. Caso contrário, deve continuar sua busca até encontrar um médico ou médica à altura de suas expectativas.

  7. Imagem de DanielaDaniela comentou

    Ola Dr Alexandre.
    Fiquei encantada, não consigo parar de ler seus artigos.
    Ha uns 15 anos que desconfio do exame de sangue. Acho que o padrão normal não é para mim, mas infelizmente os médicos que eu consultei não deram muita importância para isso. Enfim, os sintomas começaram com acne, e com aumento de pelos em algumas regiões, a minha primeira endocrinologista descobriu um caroço (na tireóide) depois comecei uma terrível enxaqueca. Já estive também deprimida, insónia, fadiga … Uns 12 anos atráz fiz a cirurgia de retirada de quase toda a tireóide (é um problema hereditário, varias pessoas da minha família já fizeram a mesma cirurgia, antes e depois de mim). Hoje em dia talvez porque tenho uma alimentação melhor, não tenho enxaqueca, só as vezes no primeiro dia da menstruação, o sintoma mais presente é a acne, e eu não tive isso na adolecência, e a fadiga:( Mas os exames de sangue sempre normais. Fazer o que né. Nunca tomei medicação para regular níveis hormonais. Hoje tenho quase 45 anos.
    Agradeço todas as informações. É pena que eu moro longe, ES.

  8. Imagem de juliajulia comentou

    Dr Alexandre excelente seu artigo. Eu sempre tive um hipotiroidismo que a médica chamava de boderline e não me dava remédio pois não tinha nódulo nem nada na terióide. Porém eu sempre me senti sem energia, cansada algo que não era sono ou preguiça mas uma exaustão. Fui morar fora do país e não fiz exames por anos. Quando voltei entrei em um estado que mal saia da cama e achava que era depressão porém fiz um exame com outra médica e meus hormonios estavam todos alterados. Hoje tom synthroid de 125 e me sinto muito mais disposta! É muito necessário que os médicos ouçam e tratem os pacientes e não o exame. Se eu me sentisse bem e com o hormonio não dentro do padrão iriam me medicar?

  9. Imagem de Rosângela de Lourdes Gomes do Couto FilhoRosângela de Lourdes Gomes do Couto Filho comentou

    Dr. Alexandre, eu não sei se tenho hipotiroidismo, mais quando me dá as crises de enxaqueca, eu fico com confusão mental, eu esqueço o que estou falando e não consigo lembrar o nome das pessoas. Mas isso é por pouco tempo. Mais tenho dor de cabeça o dia todo. Tenho 55 anos.
    Abços.
    Rosângela Filho.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Rosângela, de fato crises de enxaqueca podem ser precedidas ou acompanhadas por períodos de confusão mental e, em alguns casos, até fala embaralhada. Esses períodos podem durar entre vários minutos e várias horas.

  10. Imagem de maria tereza bocardimaria tereza bocardi comentou

    boa matéria, mas se os exames convencionais não dão 100% de certeza, que exames devem ser feitos?

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Na verdade, um médico não deveria tratar exames, e sim tratar o paciente. A clínica é soberana. Em outras palavras, é preciso que o médico leve em consideração os sintomas do paciente, e não somente os exames.

  11. Imagem de Cristiane PenaCristiane Pena comentou

    Olá Dr. Feldman. Tudo bem?
    Eu tenho hipotireoidismo, mas os exames de T4 TSH estão normais, contudo sinto muitas dores de cabeça, e meus cabelos caem muito fiz exames de LH e FSH e estão extremamente baixos entorno dos 0,06 o devo fazer? Pois. meus médicos parecem ignorar sobre uma forma de tratamento.

  12. Imagem de NataliaNatalia comentou

    Olá Dr. gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e atenção para com seus paciente e leitores. Possuo uma dúvida e se possível gostaria que me esclarecesse. Existe enxaqueca com dor diária? Eu tenho enxaqueca mas de um ano para cá possuo dores de cabeça todos os dias, porém essa dor não acompanha náusea, vomito, sensibilidade a luz e é dos dois lados da cabeça. Já fiz exames e diversos tratamentos com remédios, acupuntura, fisioterapia, etc. Agora estou pensando em aplicar Botox como forma de tratamento. É indicado? funciona mesmo ou corro riscos ao fazer esse procedimento? Muito obrigada!

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Natalia, existe enxaqueca com dor diária sim. Sobre a questão da toxina botulínica, tenho um artigo sobre justamente este assunto, acho que vai gostar de ler (http://www.enxaqueca.com.br/tratamento/toxina-botulinica). Minha opinião pessoal é que não costuma funcionar tão bem quanto propagandeado.

      Aproveitando: para o benefício de todos os leitores, por favor comentem nos artigos que têm relacão com os comentários que estão fazendo, caso contrário os comentários perderão o interesse para VOCÊS leitores. Não pensem no seu interesse imediato, mas na utilidade desta página a longo prazo. Se o artigo aqui é sobre hipotireoidiemos, os comentários devem orbitar em torno do tema hipotireoidismo e não sintomas da enxaqueca (a dor, diária ou não, é um deles). Vamos juntos manter a coesão entre artigos e comentários, certo?

  13. Imagem de NataliaNatalia comentou

    Olá Dr. comentei aqui pois não encontrei nenhum nenhum artigo seu sobre enxaqueca diária. Mas de qualquer forma, obrigada pela resposta

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      No seu caso é pura verdade, por isso publiquei e respondi. De outra forma teria sido obrigado a não publicar e apagar. Infelizmente, muitos comentários acabam não sendo publicados por estarem fora de contexto com os respectivos artigos, por esse motivo é que aproveitei para dar um toque, não diretamente para você, mas para todos os que lerem. E o perfil do leitor qualificado aqui do site Enxaqueca é do tipo que lê também os comentários, além dos artigos propriamente ditos. Aliás, boa parte dos comentários acaba complementando os artigos, tornando sua leitura mais enriquecedora.

Trackbacks