Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Farmacológicos
    • Não Farmacológicos
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » Tratamentos » Sem Remédios » Estilo de vida » Alimentação » Enxaqueca: O Problema Pode Estar na Receita…
post

Enxaqueca: O Problema Pode Estar na Receita…

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Receita para Prevenir ou Provocar Enxaqueca?

Receita para ter enxaqueca?

Receita para ter enxaqueca?

Mas não é o tipo de receita que você está pensando! É claro que não vamos aqui “trocar” receita de DROGAS (isso mesmo, drogas – não nos esqueçamos daquilo que a maioria dos chamados “remédios” realmente são), nem vamos nos propor a apontar o dedo para alguma receita “certa” ou “errada” de remédio para enxaqueca, mesmo porque cada caso é um caso.

Infelizmente para a maioria de nós, “receita”  passou a ser sinônimo exclusivo de prescrição de droga ou alguma forma de remédio que o doente vai buscar em uma farmácia.

Falar de receita de remédios reforçaria apenas o conceito (sem lógica, mas infelizmente em voga) de que a enxaqueca poderia ser simplesmente um estado de “falta de remédio para enxaqueca no organismo” e que portanto bastaria consultar um “catálogo” de “remédios” e escolher dentre eles para resolver com sucesso e para sempre toda uma vida de dores de cabeça. Sabemos que as coisas não são bem assim a longo prazo.

Muitas vezes nos esquecemos do papel crucial que os alimentos podem exercer na nossa vida e na nossa saúde. E que a receita de cada um desses alimentos, ou seja, os ingredientes e modo de preparo, podem influenciar profundamente a bioquímica do nosso cérebro e organismo como um todo.

A nossa alimentação mudou mais nos últimos 50 anos que em toda a nossa evolução no Planeta Terra.

E infelizmente, a receita das nossas comidas também mudou para pior: alimentos industrializados, aditivos químicos, corantes, conservantes, emulsificantes, aromatizantes, estabilizantes, adoçantes artificiais, açúcar branco, farinha refinada e óleos oxidados não são saudáveis. Definitivamente. Leia um artigo meu, detalhado, sobre estes ingredientes perigosos na alimentação, inclusive de nossas crianças, clicando aqui.

Um dos maiores cuidados que tive ao escrever meu livro foi explicar ao leitor como navegar com segurança num mundo repleto de armadilhas alimentares capazes de prejudicar a saúde do nosso cérebro a ponto de desequilibrar nossos neurotransmissores e facilitar o surgimento e/ou piora da enxaqueca. Se você ainda não leu meu livro, recomendo muito que o faça, pois ele já ajudou muita gente! Clique aqui para maiores detalhes.

Fique de olho em tudo o que você está comendo. Muitos alimentos rotulados como “saudáveis” são repletos de óleos vegetais oxidados que facilitam processos inflamatórios, e portanto dolorosos. Muitos conservantes, como os sulfitos e nitritos por exemplo, podem provocar dores de cabeça. O mesmo se pode dizer de aditivos como o glutamato monossódico e aspartame.

O melhor a fazer é buscar uma alimentação cada vez mais natural. Evite ao máximo comer fora, pois não temos o controle do que os restaurantes colocam na composição de nossos pratos. Evite alimentos em saquinhos, latinhas, pacotinhos etc.

Para ler e se inspirar com centenas de receitas de pratos deliciosos a partir de ingredientes naturais, sugiro a todos os meus amigos leitores que visitem o site de minha esposa, a culinarista Pat Feldman (basta clicar aqui para visitar).

Fica então a dica: se você quer se livrar de sua enxaqueca, um grande passo consiste em prestar atenção na receita – ou seja, ingredientes e modo de preparo dos alimentos que come.

Tópico: Alimentação/ Sem Remédios/ Tratamentos

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Queijo é um alimento natural, tradicional e nutritivo, que não causa enxaqueca

Queijo Sem Enxaqueca

Queijo e Enxaqueca: Mito e Realidade Está escrito em toda parte: “Queijo Desencadeia Enxaqueca”, “Queijo Provoca Enxaqueca”, “Queijo Piora Enxaqueca”, e “Quem sofre de enxaqueca deve evitar ao máximo comer queijo, especialmente o queijo amarelo”. Será que existe alguém nesse mundo que sofre de enxaqueca e nunca leu ou ouviu isso a respeito do queijo? […] ... leia mais...
Mais humor, menos dor

Mais Humor, Menos Dor

O Poder do Humor na Melhora da Enxaqueca Aquela super gargalhada, incontrolável, tão intensa que as lágrimas saem dos olhos sem parar… Você se lembra da última vez que aconteceu? Não estou falando das risadas “sociais”, mas sim, daqueles espasmos incontroláveis de risos, impossíveis de interromper, nem mesmo para respirar ou falar… Não se consegue […] ... leia mais...
Ar Condicionado e Enxaqueca

Ar Condicionado e Enxaqueca

Ar condicionado pode piorar enxaqueca e inflamação. O ar condicionado pode trazer mais malefícios que benefícios à nossa saúde. Em primeiro lugar, ele não capta ar de fora, mas recircula o mesmo ar do ambiente em que se encontra. Retira partículas com carga negativa do ar e causa excesso de partículas com carga positiva. Como […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2026 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo