Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Farmacológicos
    • Não Farmacológicos
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » A Enxaqueca » Enxaqueca Pode Diminuir Rendimentos!
post

Enxaqueca Pode Diminuir Rendimentos!

Atualizado em 17/05/2019 Por Dr. Alexandre Feldman

Jornal da Associação Americana de Enfermagem em Saúde OcupacionalA edição de Fevereiro de 2007 do Jornal da Associação Americana de Enfermagem em Saúde Ocupacional (American Association of Occupational Health Nursing Journal – AAOHNJ – volume 55, número 2, páginas 51 a 56), traz um artigo do Departamento de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional da Universidade de Cincinnati (EUA), diz exatamente isso: “A enxaqueca afeta a qualidade de vida e a capacidade de trabalho ou estudo, podendo diminuir a capacidade de ganhar dinheiro”.

A enxaqueca causa impacto no local de trabalho não apenas pelo absenteísmo (faltas por causa da doença), mas também pelo presenteísmo (a pessoa comparece ao trabalho, porém seu desempenho e função são prejudicados). Além disso, a enxaqueca provoca um aumento considerável nos custos das empresas com a saúde.

Este artigo é muito importante, pois comprova, no meio científico, fatos preocupantes para a economia pessoal e das empresas. As conseqüências podem resvalar até na economia do país, afinal estima-se que 1/5 da população mundial sofre de enxaqueca.

O artigo também explica que o problema não está na enxaqueca em si, uma vez que essa doença crônica possui tratamento eficaz através de mudanças do estilo de vida e medicamentos. O problema está nos muitos casos que não receberam um diagnóstico adequado, e ao desconhecimento das medidas que podem ser tomadas para diminuir significativamente a freqüência e a intensidade das crises de enxaqueca.

O artigo prevê a necessidade de pesquisas para estimar a enorme economia que as empresas poderiam fazer a partir de intervenções bastante simples no local de trabalho, como ações para diagnosticar os casos de enxaqueca e implementar programas que favoreçam mudanças de estilo de vida no sentido de minimizar o impacto da enxaqueca nas pessoas e nas empresas.

Tópico: A Enxaqueca

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Pasta de dentes pode desencadear enxaqueca

Pasta de Dente Pode Desencadear Enxaqueca

Dor de Cabeça, Enxaqueca e Pasta de Dente Este artigo é bem mais curto que a maioria dos que costumo escrever, porém trata de um tema que merece menção, uma vez que todo mundo se esquece. Quase todo mundo usa pasta de dente, mas quase todos nós esquecemos que a maioria das pastas de dentes […] ... leia mais...
Enxaqueca tem cura?

A Cura da Enxaqueca? Enxaqueca Tem Cura?

Curar a enxaqueca é atuar sobre sua causa. A cura está dentro de você. Somente você pode influenciaros neurotransmissores envolvidos. ... leia mais...
Enxaqueca - Anatomia do sofrimento

Enxaqueca – Anatomia do Sofrimento

Enxaqueca – Relato Dramático de um Caso Típico Leia abaixo o relato típico do sofrimento de uma paciente fictícia com enxaqueca, para seu médico. Muita gente que sofre de enxaqueca duvida que outras pessoas também estejam nessa mesma situação. O relato que eu compus, de um personagem fictício, poderia refletir o sofrimento de qualquer pessoa portadora da […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2026 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo