Tratamentos  
 
  Newsletter

Receba, gratuitamente, artigos sobre dor de cabeça e enxaqueca. Coloque seu e-mail no campo abaixo:

  Busca no Site Enxaqueca
  Saiba mais
O uso frequente de analgésicos comuns pelos portadores de enxaqueca pode acarretar em dependência.

  Testes on line:
  Aprenda a se conhecer

 
 

Fuja dos adoçantes

A sacarina é uma substância que não estimula a produção de insulina, porém existem vários estudos americanos sugerindo que este produto predispõe ao câncer. Vários outros estudos negam esta predisposição, de modo que nada é absolutamente certo.

Da mesma forma, o aspartame, sintetisado a partir do ácido aspártico e do metil ester da fenilalanina, por ser composto de aminoácidos, possui pouca ou nenhuma relação com o nível de glicose do sangue. Em pequenas quantidades, este adoçante não deve desencadear produção de insulina. Contudo, para alguns cientistas, ele também pode apresentar outros riscos para a saúde.

Em geral, os adoçantes artificiais estimulam o apetite. Alguns estudos demonstraram que os adoçantes artificiais acabam estimulando o ganho de peso, uma vez que são utilizados em várias dietas que baixam o metabolismo.

Eu não recomendo o uso de adoçantes artificiais, nem mesmo a sucralose ou o ciclamato.

Uma coisa é certa: eles não desencadeiam produção exacerbada de insulina. Neste aspecto, tudo bem.

No entanto, alguns indivíduos parecem apresentar, por alguma razão obscura, cefaléias relacionadas à ingestão de aspartame e outros adoçantes artificiais. Os fabricantes destes produtos, contudo, negam que isso ocorra.

O pior é que até alguns remédios, como o Tylenol gotas, contêm adoçantes artificiais na sua composição.

Uma alternativa de adoçante natural já está disponível no mercado há algum tempo: a stévia. Mas prete atenção ao rótulo do produto stevia que você está comprando. Alguns utilizam o nome stevia no rótulo, mas também contêm outros adoçantes como a sacarina. Acontece que a stévia apresenta aquele sabor com fundo levemente amargo, que tantas pessoas reclamam nos adoçantes. Em termos de paladar, com certeza a stévia está longe de ser o melhor.

Se você sofre de enxaqueca, procure evitar ao máximo todo e qualquer tipo de açúcar e adoçantes. Os meus pacientes, quando se dispõem a mudar seus hábitos e estilo de vida, seguindo um programa abrangente elaborado especialmente para isso, acabam por nem sentir tanta falta de todo esse açúcar, e muito menos do adoçante.

Experimente você também, viver com menos açúcar e sem adoçantes. Pode ser mais fácil - e mais proveitoso - do que você imagina!

Minha dica é comer bastante frutas. As frutas são os doces que a Natureza nos oferece. Por isso, coma frutas sempre que quizer comer um doce. Pode comer bastante, até a vontade de doces passar! Escolha frutas bem maduras, pois são as mais doces. Quando você menos esperar, terá adquirido novos hábitos, muito mais saudáveis.

voltar
envie esta página
para um amigo

 
 Conheça mais sobre a clínica Dr. Alexandre Feldman