post

Sucos e Enxaqueca – Por Que Evitar

Sucos Não São Necessariamente Saudáveis

sucos Sucos e Enxaqueca   Por Que Evitar

Sucos não fazem bem

Você que está aqui lendo este artigo, com certeza busca informações novas que possam ajudar, efetivamente, a prevenir e até reverter essa doença crônica que é a enxaqueca.

Minha missão é trazer essas informações para vocês, com base nos meus estudos e experiência clínica.

O que você vai ler neste artigo parecerá muito estranho. Talvez você não tenha lido isso em nenhum outro lugar. Claro que se você já leu meu livro, não irá estranhar, pois já compreendeu muito bem que minha filosofia é: se a informação está em todo lugar, você não precisaria visitar meu site, ler meus livros nem ir ao meu consultório. Não é mesmo?

A informação que eu gostaria de fornecer hoje é: evite tomar sucos. Até mesmo sucos naturais de frutas espremidas na hora, sem adição de açúcar.

Sucos, mesmo sem adição de açúcar, concentram açúcar da própria fruta. Muito açúcar. Tanto é assim que, segundo o famoso Harvard Nurses Study, o consumo de sucos de frutas por crianças aumenta o risco de diabetes do tipo 2. Cada vez mais estudos sérios e honestos têm mostrado que a ingestão habitual de sucos de frutas contribui muito para a atual epidemia de obesidade.

E vocês que já leram o meu livro sabem que todo esse açúcar influencia negativamente os níveis de serotonina no cérebro, e esse neurotransmissor, quando em desequilíbrio, pode causar doenças como enxaqueca, depressão, ansiedade, fibromialgia. Todo esse açúcar também desequilibra os níveis de insulina e estrogênio, levando a desequilíbrios hormonais em mulheres e homens, desequilíbrios estes que facilitam ainda mais o surgimento da enxaqueca.

Sucos industrializados são piores ainda. Muito piores! Conforme escrevo em artigo no meu outro site  (clique aqui para visitá-lo),

Sucos industrializados podem conter açúcar, fosfato de potássio monobásico, cloreto de sódio (sal), ácido cítrico, benzoato de sódio, sorbato de potássio, “aroma idêntico ao natural” da fruta, reguladores de acidez, corantes artificiais (ex: “vermelho-bordeaux”, “azul brilhante”, etc), antioxidante (ácido ascórbico) (que reage com o benzoato de sódio produzindo benzeno, cancerígeno), extrato de soja (transgênica) etc.

Todos esses ingredientes podem, de uma forma ou de outra, provocar desequilíbrios no nosso organismo a ponto de gerar sintomas de doenças crônicas como a enxaqueca, entre muitas outras.

Mas comer uma fruta não é a mesma coisa que tomar um suco?

Não. Pense só: para você comer um cacho de uvas (se aguentar esse tanto), leva cerca de 15 minutos. Já para beber um suco de dois cachos de uva (não chega a dar um copo), pode levar menos de 1 minuto. É muito açúcar entrando no organismo em pouco tempo e sendo absorvido imediatamente.

Além disso, a presença de fibras nas frutas (por exemplo, as cascas dessas uvas) retarda bastante a absorção do açúcar. E obviamente, as fibras das frutas são coadas no preparo dos sucos.

Conclusão: A noção de que “suco de frutas faz bem à saúde” é puro mito.

Isso vale também (e muito mais!) para bebês e crianças.

Portanto minha dica desta semana é: Bebidas adoçadas são um veneno. Esta é a informação para se guardar – e aplicar na prática – com todo o carinho.

Como alternativa aos sucos convencionais, você pode se inspirar nestas receitas: http://pat.feldman.com.br/?p=1949, http://pat.feldman.com.br/?p=2678.

A foto abaixo foi tirada na sala de espera de meu consultório, de duas jarras de água aromatizada, muito apreciada pelos meus pacientes. Basta colocar um ramo de hortelã ou manjericão (eu prefiro hortelã) em uma jarra com água filtrada. Vale à pena investir em jarras e copos bem bonitos, de vidro ou cristal. Desse modo, seu prazer em se servir dessa água aromatizada aumenta muito mais, tornando o simples ato de beber água uma experiência verdadeiramente deliciosa! Além do mais, hortelã e manjericão contêm mentol, uma substância natural com propriedades antiinflamatórias!

consultorio agua Sucos e Enxaqueca   Por Que Evitar

Água aromatizada é melhor que sucos

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de Érika ZanoniÉrika Zanoni comentou

    Muito interessante essa água aromatizada!Além de ter essas propriedades tbém deve ficar uma delícia!!! Vou colocar em prática por aqui!!! Obrigada pelas dicas!!!

  2. Imagem de Avanne DominiciAvanne Dominici comentou

    Meu Deus!!! Tô em choque com essa informação, pra mim tudo isso é novo e trágico, pois adoro suco e tomo muito, evitando apenas aqueles que normalmente são evitados na dieta da enxaqueca ( maracujá, abacaxi, …) Opto pelos naturais e industrializados costumo tomara apenas os de soja, mas tô vendo que faço tudo errado. Preciso mesmo do livro “Enxaqueca, só tem quem quer” (que acabo de comprar pelo site. Mas fico com uma dúvida: sem os sucos o indivíduo não fica alguma carência vitamínica?
    Obrigada pelas informações, até breve!

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Avanne, o que a Pat escreveu é verdade. As frutas têm vitaminas nas suas cascas e fibras, que são deixadas para trás no preparo dos sucos. Exceção ao limão cujo sumo contém boa dose de vitamina C. Porém na maioria das frutas, mesmo inteiras, apenas uma pequena fração, se tanto, é aproveitada pelo nosso organismo. Explico: para absorver nutrientes da fruta é necessário um gasto, ou consumo, de nutrientes pelo organismo – em outras palavras, absorver frutas requer nutrientes, como por exemplo vitaminas do complexo B. Os nutrientes presentes nas frutas costumam ser suficientes para “empatar” esse balanço, de modo que ao final não são incorporados nutrientes a mais no organismo. Quem é incorporada, aí sim, é a frutose. A frutose, por sua vez, é um veneno sobre o qual escreverei em breve no meu outro site, MedicinaDoEstiloDeVida.com.br

  3. Imagem de Diva Moraes FalcãoDiva Moraes Falcão comentou

    Dr. Alexandre e Pat Feldman,

    Adoro tomar sucos, principalmente após um almoço.
    Vou corrigir este mal hábito.
    Adorei a idéia da água aromatizada e vou adotá-la imediatamente.
    Adoro o cheiro e o gosto de hortelã.

    Muitíssimo obrigada.
    Diva Falcão.

  4. Imagem de Lory GoemannLory Goemann comentou

    Esta questão dos sucos é novidade pra mim. Vou repassar pro meu esposo, que costuma correr e depois tomar muuuito suco. Normalmente, em seguida, surge uma crise de enxaqueca.
    Obrigada pela informação tão pertinente.
    Lory

  5. Imagem de Nivaldo BonasioNivaldo Bonasio comentou

    Dr. Feldmann quero parabenizá-lo mais uma vez pelo excelente trabalho de esclarecimento público quanto ao consumo de alimentos benéficos e nocivos à saúde humana. Tem que se ter coragem e bagagem para essa empleitada. Penso que só com o esclarecimento contínuo, com o aprendizado, é que poderemos melhorar a qualidade de vida das pessoas no que tangem à alimentação e outros costumes também.

  6. Imagem de Mari Cristina MotaMari Cristina Mota comentou

    Bem, já sabia que comer a fruta é bem melhor que tomar o suco. Mas me fica a dúvida, quando vamos comer fora por exemplo, tomo um suco natural ou vou de refrigerante mesmo? Pois se o suco faz tão mal? E não aguento comer sem beber alguma coisa…..apesar de saber que é um hábito totalmente errado, rssss!

  7. Imagem de Monica MusseMonica Musse comentou

    Já tinha tirado todos os sucos de fruta cítricas do meu cardápio, agora vou tirar o resto.
    Se já me diziam que eu era neurótica, vão achar que eu pirei.
    Espero o dia em que eu possa viver plenamente, pois não agüento mais, fazer de tudo para evitar essa dor e nem sempre conseguir.

    Bjão

  8. Imagem de cintia reginacintia regina comentou

    Ainda bem que existe uma pessoa como o Sr Dr. para nos passar informações que jamis alguém poderia nos passar, pois pelo que sabia até hj qq tipo de suco seria bom….muito obrigada e o café tb é pessimo para a enxaqueca….talvez pelo açúcar também

  9. Imagem de DéboraDébora comentou

    Doutor, confesso que é bem dificil ficar sem tomar os sucos de frutas, pq são deliciosos, ainda mais nesse calor insuportável. Mas se o suco das frutas é prejudicial assim, o que dizer dos refrigerantes então? Cada vez mais, nos damos conta do quanto prejudicamos nossa saúde, com hábitos tão errados!! Ainda bem que temos esse tipo de esclarecimento. Obrigada!

  10. Imagem de Sandra AndreattaSandra Andreatta comentou

    Essa água com hortelã é maravilhosa, recomendo a todos, experimentei e troquei pelo antigo suco adoçado. Valeu Dr. !!!

  11. Imagem de Ângela Carvalho JatobáÂngela Carvalho Jatobá comentou

    Dr, Alexandre…gostaria de saber se o chá de gengibre pode ser tomado diariamente como preventivo da enxaqueca…ou só nas crises?….qual a quantidade?…moro em Recife…aguardo..obrigada ACJ

      • Imagem de sarah leite comentou

        Dr Feldman e o suco de uva natural integral tbem faz mal? Se faz mau tanto assim pq os médicos indicam dizendo que tem benefícios a saúde? Estou realmente chocada, ñ tomo suco so comecei a tomar por indicação pq os outros médicos, nutrologos, nutrocionistas, pediatras etc…Obg por seus esclarecimentos e por favor me responda

        • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

          Sarah, se você acompanha minhas publicações há bastante tempo, sabe que minha opinião não necessariamente coincide com a de outros profissionais de saúde. Boa parte daquiilo que está publicado neste site há 10-15 anos, levou 10-15 anos para ganhar conhecimento e aceitação geral da mídia e profissionais de saúde. Sua pergunta sobre por que outros profissionais de saúde, ao contrário de mim, indicam sucos, não deve ser direcionada a mim, mas a cada um desses outros. Meus argumentos já estão expostos, transparentemente, no artigo. Perguntar para mim por que o Doutor fulano de tal, ou o site xyz, ou o Ministério da Saúde, ou a Sociedade Brasileira/Americana/Internacional de tal doença pensam diferente, é algo que acho extremamente frustrante. Como posso saber porque eles pensam assim? Desconhecimento? Tendenciosidade? Da minha parte? Da parte dele(s)? Quem sou eu para querer convencer meu leitor de alguma coisa? Minha intenção aqui não é “convencer” ou “evangelizar”, mas apenas informar ao leitor inteligente a minha opinião, meu pensamento, e por vezes o outro lado da moeda. Pessoalmente, eu não teria o menor interesse em ler – quanto menos acompanhar – um site que descreve e reflete exatamente aquilo que “todo mundo” fala.

          Lembre-se sempre que o propósito da internet é tão-somente informar, educar, instruir e fornecer às pessoas visões diferentes, para que elas possam ter conhecimento do fato que existem muitas versões para cada informação. As decisões finais do leitor sobre o que comer ou deixar de comer, beber ou deixar de beber, devem ser discutidas com o SEU médico ou profissional de saúde responsável, de confiança. Por fim, sobre sua pergunta quanto à uva, não há razão para achar que ela seja diferente de qualquer outra fruta.

  12. Imagem de DazedDazed comentou

    Dr., e se o suco não é coado, ou seja tudo, menos sementes, (por exemplo, no caso da maçã) no liquidificador? Também é prejudicial? As fibras seguem ali, mas trituradinhas…Por favor, resolva essa minha dúvida existencial. Obrigada!

  13. Imagem de Cíntia Naira MendonçaCíntia Naira Mendonça comentou

    Só hoje estou tomando conhecimento deste Blog,
    e do seu livro q pretendo comprar em breve.
    Acabo de saber q sou uma enxaquecosa, pq tenho
    crises c frequencia. Alias foi uma delas q estou
    tendo por 4 dias seguidos q me levou a pesquisar na internet
    sobre este tema e…. cheguei aqui. Espero ter chegado ao lugar certo e q haja p mim uma luz no fim do tunel.
    Obrigada pelas informações.

  14. Imagem de irisiris comentou

    quero saber sua opinião sobre “consumo de algas marinhas”, em saladas, bebendo água… tenho enxaqueca e meu filho(10anos) também, se puder me esclarecer um pouco mais sobre o assunto…obgda.

  15. Imagem de Flavia Krahe comentou

    Olá Dr. devorei seu livro (já que não posso mais devorar massas!). Foi uma boa troca. Estou há 20 dias com sua dieta. Estou checando indice glicêmico de tudo que como., sendo, nada de farinha nenhuma, nem de arroz, abóbora. Nem um pingo de açucar, adoçantes, etc. Ovo caipira, peixe e iogurte puro sim. Exceção: Estou me exercitando ao menos 30 min/dia com aeróbicose quando estou com muita fome, compro suco natural no Hortifruti, mas levo 1h e meia para tomar, aos pequenos goles, enquanto “malho”. Não tenho tido enxaqueca. Sendo que minha tpm era algo de pavoroso: ao todo uns 20 dias do mes com enxaquecas antes até depois do ciclo. Tive 2 dias de um certo peso na cabeça com inicio da tpm, que solucionei com uma xicara média de café. Estou sensivel à cafeína depois que aboli. por enquanto não estou acreditando muito como pode tamanha melhora. Grata por todo seu trabalho!

  16. Imagem de Marlene BarretoMarlene Barreto comentou

    Ola!
    Conheci o site agora e considerei muito importante pelas informações. Vou fazer uso da agua indicada, porem, tenho uma duvida: Se prepara todo dia uma nova jarra? Pode-se colocar na geladeira?

    Muito obrigada.

  17. Imagem de SaniaSania comentou

    Ola Dr. Feldman,

    Gostaria de aproveitar assunto em frutas e saber sobre o ácido cítrico…é prejudicial em productos? sei é um conservante organico, mas em tais como alho grounded, faz mal?

  18. Imagem de simonesimone comentou

    meus deus la em casa meus filhos se n tiverem suco eles nen comem a primeira coisa q perguntam a o sentar a mesa mae kd o suco?meu caçila de 7 anos sofre de enxaqueca infantil .ja fic de td pr tirar o vicio deles deste suco artifical mas e dificil.

  19. Imagem de SilvanaSilvana comentou

    Olá,muito agradecida e feliz,agora que acabei de ler sobre as frutas e sucos.
    Estou a 3 dias com ela a enxaqueca,vai e volta,um saco, fico irritada,tomo banho
    quente e ponho a água quentinha na palma da mão e em seguida
    nas duas narinas e noto que melhora
    e deixo a água também nos olhos e melhora
    Tomo 2 NEOSALDINAS e vou deitar.
    Meu olho do lado da dor fica minando lágrimas.
    Eu oro,rezo converso com Deus é um absurdo essa dor,peço perdão dos meus pecados
    Muito obrigado por vc existir DR Alexandre.
    Parabéns por sua CAPACIDADE.

  20. Imagem de R L GuerreroR L Guerrero comentou

    Benzoato de sódio só vira benzendo por hidrogenação catalítica ou outra síntese radical assim.

    Dr. Alexandre, cuidado para não ser acusado de falsidade ideológica.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Obrigado por se “preocupar” com possíveis “crimes” da minha parte. Vejo que você mesmo não tem de se preocupar nem um pouco com a integridade do seu nome, pois nem mesmo com seu nome nos brindou – ao menos de forma que todos pudéssemos identificá-lo pessoalmente.

      Quanto à sua “pérola” de “conhecimento químico” com a qual nos brindou, podemos comentar que:

      a) O ácido ascórbico reage com metais presentes nas bebidas industrializadas, como o cobre e o ferro, gerando radicais hidroxila: C6H8O6 + Cu ou Fe => complexo organometálico + °HO;

      b) Enquanto isso, o benzoato de sódio, em meio ácido (como o do suco de fruta), se transforma em ácido benzóico: C6H5CO2Na + ácido => C7H6O2 + sal sódico do ácido;

      c) Por fim, o radical hidroxila “ataca” o ácido benzóico, retirando dele o carbono e deixando nada menos que benzeno: -OH + C7H6O2 => C6H6 + CO2 + H20.

      E como se a teoria não bastasse, pesquisadores já testaram e reproduziram a reação acima em condições idênticas às presentes nos sucos. Quando tiver um tempo, leia este estudo do laboratório do Professor Glen Laurence, Ph.D, de química e bioquímica da Universidade de Long Island e membro da American Association for the Advancement of Science, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, volume 41, n° 5, páginas 693-695:
      Gardner LK, Lawrence GD (1993) Benzene production from decarboxylation of benzoic acid in the presence of ascorbic acid and a transition-metal catalyst.
      Journal of Agricultural and Food Chemistry 41 (5): 693-695.

      • Imagem de Angelina paimAngelina paim comentou

        Eu já sabia que comer a fruta é bem melhor que tomar o suco, porém não sabia que o suco causasse danos a saúde. Amo suco de limão! Como faço para substituir o suco pela fruta, hein Dr. Alexandre Feldman?

        • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

          Angelina, se você não adoça seu suco de limão, então pode continuar tomando normalmente! Espremido na hora, claro.

          O problema está nos sucos de frutas doces, preferidos pela maioria.

  21. Imagem de Elen PeoliElen Peoli comentou

    Eu tb faço água aromatizada com alecrim, apenas com as folhinhas sem os galhos e fica uma delícia!!

  22. Imagem de ruthruth comentou

    Dr. Feldmann, Bom dia! eu sempre tomo em jejum pela manhã suco verde: melão (com semetes), gengibre, colve manteiga e limão sem adoçante, Já consegui emagrecer alguns quilos e estou me alimentando a base de folhas, saladas, peixes.. enfim dieta saudável. Estou fazendo a coisa certa???? fiz recentemnete exame de sangue e vou levar ao médico… deu glicose 132 (alta né??) ano passado deu 84, fiquei preocupada.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Uma coisa é certa: o suco de melão não contribui em nada para aliviar a glicemia. Quanto aos demais ingredientes, seria necessário uma avaliação e explicação individualizada, que poderei fazer se algum dia você tiver oportunidade de passar em consulta comigo.

  23. Imagem de Gislaine G. Guerra comentou

    Confesso que fiquei meio desapontada.. adoro sucos de frutas (principalmente laranja e abacaxi). Gostei da sugestão da água aromatizada, não conhecia. Já havia feito gelo c/ folhas de hortelã, justamente para colocar no suco de abacaxi. Tomei a liberdade de compartilhar seu artigo, ok?!

  24. Imagem de Gabriele Loraine PatricioGabriele Loraine Patricio comentou

    Dr. Feldman e Pat, boa tarde!

    Esta semana iniciei a Dieta Feldman e confesso: está sendo bem difícil. Foi muito oportuna esta postagem no facebook hoje, pois tenho uma dúvida: mesmo se eu espremer um limão em um copo com água (300 ml) e não adicionar açúcar irá fazer mal? Tenho este hábito, pois não gosto de refrigerantes e sucos industrializados e para não beber somente água… ou ainda assim é muito agressivo?

    Tenho tentado seguir as receitas de suco, Pat, mas é difícil apenas com rodelas de limão em uma jarra, pois o sabor fica muito fraco… daí, tenho bebido apenas água (que aliás, adoro). Tem receita para chá gelado? Estou tomando água de gengibre (02 cm de gengibre em 1L de água ferve durante 10 min e depois fica tampado por mais 10 min. Essa água fica com sabor do gengibre e é uma delícia, além de um excelente descongestionante nasal – nem preciso aplicar no nariz).

    Comprei o livro Enxaqueca só tem quem quer e está previsto para chegar amanhã: estou bastante ansiosa para atualizar a leitura, já que estou seguindo o Enxaqueca Finalmente uma saída.

    Parabenizo o trabalho de vocês e agradeço as contribuições a nossa saúde!

    Grande abraço,

    Gabriele Loraine

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Olá Gabriele, aqui vai uma boa notícia para você: não há o menor problema de ingerir limão ou suco de limão (fresco, não suco industrializado) sem açúcar, puro ou adicionado à água – desde que sem nenhum açúcar ou adoçante de qualquer espécie. O limão é uma fruta, com certeza, mas na verdade este meu artigo não vale para o limão, e sim para as frutas doces.

  25. Imagem de Andrea comentou

    Dr. Alexandre…
    Fico pensando aqui sobre a melancia… pra quem tem o hábito de comer muita melancia, se está for batida no liquidificador e consumida no mesmo tempo que se consumiria a fruta em pedaços… o que o senhor acha??? Esse é o meu caso…
    Muito obrigada Dr…

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Andrea, na teoria parece OK, mas na prática eu não recomendaria, pois uma coisa é “pensarmos” que estamos ingerindo ambos durante o mesmo tempo, e outra coisa é o tempo real. Além disso, há que se considerar outras variáveis, por exemplo, se o suco foi ou não coado. Minha recomendação continua esta: evite sucos. Mas talvez você possa considerar a possibilidade de aromatizar sua água com um pouquinho de suco de melancia…

  26. Imagem de CrisCris comentou

    Bom dia Dr. Alexandre. Água aromatizada é uma delícia, adoro com hortelã! Me tira uma dúvida, o azeite de oliva usado nas saladas (em dose diária bem moderada) tem alguma contraindicação para o portador de enxaqueca? Obrigada.

  27. Imagem de LeilaLeila comentou

    Dr Alexandre

    Esse artigo não me espanta visto que em seu livro é frisado a vantagem de comer a fruta ao invés do suco… aliás eu até hoje não entendo a necessidade das pessoas comerem comida acompanhada com algum líquido, eu mesma não bebo nada com a comida e não sinto falta alguma… as vezes meio copo de água após a refeição…na minha opinião isso é um hábito criado desde criança e que acompanha as pessoas na vida adulta.

    Acredito que seja realmente verdade essa teoria pois já tive dores de cabeça após tomar suco, até mesmo de frutas. Atualmente consegui tirar totalmente o café da minha vida e não sei se isso faz tanta diferença mas a muito tempo não tenho enxaqueca.

    Mais uma vez obrigada por informações tão valiosas! Grande abraço!

  28. Imagem de Luis Claudio FernandesLuis Claudio Fernandes comentou

    Quem sou eu para discutir com o médico a suspensão de sucos, entretanto, descobri numa pesquisa, que o suco de beterraba, produz o óxido nítrico, que por sua vez protege a substância branca que envolve o cérebro. Por ver que essa pesquisa também foi feita por um neurologista, que passou a tomar suplementos para aumentar o óxido nítrico, resolvi fazê-lo mas de forma diferente, tomando o suco da beterraba, para minha surpresa, as dores de cabeça desapareceram, e a pressão arterial ficou controlada. Obrigado!

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Não é recomendável considerar apenas o efeito imediato e o curto prazo. Café também alivia enxaqueca e tem gente que toma 1 litro – ou uma xícara que seja – de café todos os dias – e está repleto de neurologistas e até “artigos científicos” afirando categoricamente que café faz bem para enxaqueca por este e aquele mecanismo, quando na verdade não é assim. Igualmente simplista e potencialmente prejudicial, é a noção que tomar suco de beterraba diariamente “faz bem”, quer para enxaqueca, quer para a saúde como um todo. Não faz e não recomendo. Mas recomendo uma bebida caseira, fermentada, à base de beterraba – bem diferente de um simples suco – que, esta sim, tem se mostrado incrivelmente saudável há séculos. Pretendo falar sobre ela no futuro, e fornecer a receita, no meu outro site, http://medicinadoestilodevida.com.br .

      • Imagem de fernando cunhafernando cunha comentou

        Olá Dr.bom dia… gostaria de saber se já há uma previsão de quando o sr.irá falar sobre a bebida caseira de beterraba concentrada… obrigado…abraços!…

  29. Imagem de Marciana Marques Porto MoreiraMarciana Marques Porto Moreira comentou

    Muito interessante e polemico, já havia retirado os sucos quando aprendi as pontuações dos alimentos no Vigilante do Peso, as frutas em geral são 0 pontos e os sucos com pontos variáveis de acordo com as frutas. Como meu objetivo é emagrecer passei a comer as frutas, mas fico sempre com alguma culpa em beber refrigerante zero, principalmente porque as pessoas em geral fazem muitas críticas deste hábito.
    Que bom saber que esta mudança ajuda no controle da minha enxaqueca.

  30. Imagem de OzanaOzana comentou

    Olha estou bem surpresa com artigo sobre sucos,sofro de enxaqueca e nunca tinha ouvido falar que sucos faz mal..vou tentar tirar e passar tomar agua aromatizadas. Um abraço.

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Ozana, sua dúvida sobre auto-hemoterapia foi apagada porque está fora de lugar, pois aqui estamos falando de sucos, e precisamos manter os tópicos organizados para benefício dos outros leitores. Tem um artigo específico sobre esse tópico, e para encontrá-lo basta pesquisar por ele no campo de busca localizado na barra superior, à direita.

  31. Imagem de RobertaRoberta comentou

    No meu caso a água aromatizada não resolveu… Coloquei muita fé, pois adoro hortelã… Mas parece que até piorou :(

  32. Imagem de Cléia MarçalCléia Marçal comentou

    Adorei o blog!

    Tenho enxaqueca desde os 13 anos, e faço tratamento desde de 2009.
    Notei que sempre que tomo suco de laranja sinto mal estar e dor de cabeça, perguntei ao meu neurologista se o suco tinha influência nas dores e ele disse que sim, principalmente o de laranja por ser ácido, e que quem tem enxaqueca deve evitar frutas ácidas. Agora lendo sobre os sucos de frutas neste blog, as informações que li vieram a acrescentar. Não gosto muito de sucos, e há muito tempo deixei de comer muita coisa para diminuir as crises, que são terríveis.
    Por isso sempre preferi tomar água ao invés de suco ou refrigerante.

  33. Imagem de Adriane RodriguesAdriane Rodrigues comentou

    Olá Dr… sofro de enxaqueca há mais ou menos 2 anos e meio, e adorei sua publicação. Ainda mais, porque recentemente, adotei um novo estilo de vida, aonde cortei refrigerante e estava tomando bastante suco natural, em especial de laranja e de soja, pois como sou intolerante à lactose, opto por repor o cálcio dessa forma conforme recomendação do gastro… mas pelo que vi, acredito estar fazendo errado, além de contribuir para minha dor de cabeça aumentar… a questão do suco de caixinha convencional, estava lembrando e realmente já tive crise de dor logo após a ingestão, o que me fez pensar que tivesse alergia a algum corante ou algo assim, mas lendo o que escreveu, tudo fez sentido… irei optar pela água aromatizada, e também pelo chá de gengibre que já ouvi falar que também é muito bom. Obrigada! Adriane.

  34. Imagem de HerttaHertta comentou

    Por isso que por duas vezes comprei o suco industrializado, pra não comprar refrigerante, achando que assim estaria fazendo menos mal a saúde. mas observei que ao tomar 700 ml durante uma seção de cinema, minha barriga fica toda cheia de manchas vermelhas e fico com mal estar e dor de cabeça, achava que era bobagem minha colocar culpa no suco, pois antes já tinha culpado o refrigerante e por isso deixado de tomar, mas já vi que os dois são problemas! ou posso está errada doutor, será que posso está com outro problema de saúde?

  35. Imagem de hugo comentou

    Ola amigos, desde já obrigado por ajudar as pessoas. Tenho uma duvida: tenho uma pizzaria em campinas e eu sou o forneiro e pizzaiolo e a pizzaria e muito quente isso te a ver nas minhas dores de cabeças,ja faz um ano que tenho essas dores de cabeças mais e so de um lado da cabeças e tenho e tenho muita ansia tbm,quero comprar ao livro de enxaqueca como faço tem algum link ai que possa me enviar?

  36. Imagem de Luana comentou

    Dr. e quem não tem problema com o açucar, pelo contrário, tem níveis bem baixo como eu? E o refrigerante traz o mesmo agravante.. E aquelas águas com sabor que é vendida no mercado?? Tudo isso interfere?

    • Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

      Luana, tudo isso interfere. Mesmo que seus níveis de açúcar no sangue sejam normais ou baixos. No caso das águas com sabor, lembre-se que elas são na verdade uma mistura de produtos químicos potencialmente nocivos.

Trackbacks

  1. […] regrigerantes, sucos de caixinha e até mesmo sucos naturais, […]

  2. […] semana retrasada postei um texto sobre a saga da introdução alimentar da constança e mencionei o fato de não dar sucos para ela. como algumas pessoas me perguntaram por que eu não dou suco para ela, achei que valia um post à parte. começou anos atrás, quando li alguns textos a respeito no blog crianças na cozinha, da pat feldman. fui atrás e vi que o marido dela, dr. alexandre feldman, tem um livro chamado Enxaqueca e fala, dentre outras coisas, do perigo do açúcar na nossa saúde. segue abaixo alguns trechos de um artigo dele sobre sucos: […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Notify me by email when my comments gets approved.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>