post

Já Mediu Seus Níveis de Vitamina D?

Vitamina D3 no Sangue é Sinal de Saúde

Estrutura Química da Vitamina D

Molécula de Vitamina D

Eu já havia escrito anteriormente um artigo sobre um superalimento para crianças (e adultos também), rico em vitamina D. Mas a importância da vitamina D não se restringe às crianças. Na verdade, a vitamina D possui um papel vital para os adultos. Ela determina os níveis de cálcio, magnésio, ferro e zinco nas nossas células. Contribui importantemente para o equilíbrio hormonal e para a saúde do cérebro e sistema nervoso, além de influenciar positivamente a nosssa imunidade, humor e níveis de insulina.

De fato, é importante deixar claro que a melhor fonte possível de vitamina D não está na alimentação, mas sim no Sol. Sim, esse mesmo Sol que a medicina atual manda evitar a todo custo. Tome muito cuidado com essa moda anti-Sol. Melhor ainda: leia agora mesmo meu artigo sobre o maravilhoso e divino Sol, intitulado O Sol que Cura e o Sol que Mata. Depois volte aqui e continue lendo. Assim terá uma compreensão ainda mais ampla.

A vitamina D ativa, nas glândlulas adrenais, uma enzima chamada tirosina hidroxilase, necessária para a produção de dopamina, adrenalina e noradrenalina. Baixos níveis de vitamina D podem contribuir com sintomas de cansaço crônico, fibromialgia, enxaqueca e depressão.

Baixos níveis de vitamina D podem estar associados a uma série de doenças autoimunes, entre elas, a tireoidite, artrite reumatóide, doença de Crohn, esclerose múltipla e síndrome de Sjögren.

Além disso, a diminuição de vitamina D pode estar associada a problemas como osteoporose, infertilidade, ovários policísticos, câncer de próstata, mama, pele e intestinio grosso.

Infelizmente, como já comentei num artigo anterior, nossa alimentação contemporânea vem se tornando cada vez mais pobre em nutrientes como a vitamina D. Além disso, a indústria da “saúde” tem contribuído para criar uma verdadeira fobia ao Sol, nosso maravilhoso Sol, fonte de vida, energia e – sim! – Vitamina D! Sem sol e sem alimentos ricos em vitamina D, os níveis dessa substância podem cair a ponto de gerarem uma série de problemas de saúde. Problemas bastante comuns, por sinal.

No meu consultório, tenho pedido para todos os meus pacientes que realizem a dosagem de vitamina D no sangue, em um laboratório de análises clínicas de sua preferência. Muitos deles vêm com resultados bem baixos, o que pode justificar muitos dos seus sintomas. E a deficiência de vitamina D pode ser tratada naturalmente! Falaremos sobre isso em artigos futuros.

Por isso, minha dica é: solicite ao seu médico um pedido de dosagem de 25-hidróxi-vitamina D no sangue. Esta fração da vitamina D é o melhor indicador da situação total da vitamina D no organismo. Portanto, repito: certifique-se que o pedido seja, especificamente, de dosagem de 25-hidróxi-vitamina D. À época da publicação deste artigo, no ano 2007, a maioria dos laboratórios de análises clínicas não fazem a menor ideia sobre esse tipo de dosagem, e já me aconteceu de receber resultados de 1,25-hidróxi-, quando no meu pedido constava especificamente 25-hidróxi-. Não resta ao paciente outra opção senão voltar ao laboratório refazer o exame para descobrir os níveis de 25-hidróxi. Desde então, até os dias de hoje, nos meus pedidos de exame de 25-hidróxi-, escrevo ao lado, entre parênteses: (“Atenção: Não confundir com 1,25-hidróxi-vitamina D).

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de josely de lourdes p piresjosely de lourdes p pires comentou

    É uma ótima experiência a fazer.Os resultados podem ser positivos mas,precisamos de experimentá-los.Realmente nosso organismo tem necessidade desta vitamina:O SOL é benéfico sim,mas quando estou com dores fortes de cabeça não aguento nem olhar a claridade que o sol nos fornece.EM Questão aos alimentos,realmente no mundo de hoje os alimentos são grandes aliados às dores de cabeças.Precisamos mudar nossa rotina para termos uma vida saldável,mas como?…..Gostei das dicas de hj Dr Alexandre.

  2. Imagem de HeloisaHeloisa comentou

    Procurei me informar e constatei que poucos alimentos possuem a vitamina D, a manteiga, fígado, ovos,leite, além de alguns tipos de peixes como salmão, arenque. Em menor quantidade na sardinha e no atum. Não posso tomar leite nem ovos, fígado, nem pensar. Me sobraram os peixes que não tenho hábito de comer frequentemente. Pergunto: e o velho e horripilante “óleo de fígado de bacalhau” daria um pouco “conta do recado” ?
    Um abraço
    Heloisa

  3. Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

    Oi Heloisa, o óleo de fígado de bacalhau ajuda, e muito! Ele é, como já escrevi no outro artigo, um superalimento, um alimento verdadeiramente sagrado pelos benefícios que traz à saúde e qualidade de vida.

    A banha do porco criado solto, ao ar livre, é muito rica em vitamina D. A energia solar é transformada, na pele do porco (a exemplo da nossa pele), em vitamina D, que fica armazenada na gordura.

    A carne de peixes não é rica fonte de vitamina D. Em particular o salmão de que dispomos no Brasil é péssimo. Ele foi criado em condições artificiais, em cativeiro, à base de rações monótonas e boas doses de antibióticos.

    Mas sugiro a todos que não se adiantem. Falarei mais sobre FONTES de vitamina D em um futuro artigo, e não agora.

    Neste momento, convido a todos vocês para refletirem sobre a possibilidade da vitamina D e sua deficiência possuírem uma relação com muitos sintomas comuns na enxaqueca, depressão e fibromialgia.

  4. Imagem de ConceiçãoConceição comentou

    Estou adorando receber as suas dicas…Parabéns pelo seu trabalho e continue mantendo-me informada…um abraço.

  5. Imagem de maria celia palma cunhamaria celia palma cunha comentou

    Tenho lido com frequencia os email’s que vcs me tem enviado. Gosto muito pois tenho tirado idéias de como evitar ter enxaquecas (terríveis).
    Recentemente fiquei 4 dias com dor de cabeça, talvez por causa do clima de Brasília que estava 13 graus, atacou a sinusite ou rinite não sei, mais comí nesse período muito queijo e requeijão. Talvez tenha sido por este motivo, pois são feitos com leite de vaca. Tenho evitado. Mais a impressão que ficou que foi por causa do frio, pois a região acima do nariz e sombrancelhas ficaram bastante doloridos, como se tivesse inchado.
    Um abraço.

    Célia

  6. Imagem de ACACIOACACIO comentou

    MARIA ELVINA comenta :
    05-07-2007
    DR ALEXANDRE, não tenho palavras para agradeçer quão gr
    a nde informação sr nos passa. Espero em breve receber
    mais informações sobre vitamina D.
    um abraço!

  7. Imagem de Manuela SousaManuela Sousa comentou

    Caro Dr. Feldman,
    Há 4 anos atrás fiz densitometria óssea e o resultado foi “osteopenia”, sobre o qual a médica me disse que esta era resultante de deficiência de Vitamina D, e não de cálcio (já sofria de enxaquecas). Agora, há mais ou menos 2 anos também tenho tido enxaquecas que aumentaram em frequência quase diária. Serão então devidas a falta da Vitamina D, conforme Seu artigo, neste site?
    Tenho também há um ano fortes dores nas plantas dos pés e comecei a tomar cálcio com vitamina D e passados 4 dias tinha melhorado bastante, como um milagre. Entretanto deixei de tomar este cálcio com 400 UI de vit.D e na maior parte do tempo sofro com dores.
    Hoje depois de muito tempo tornei a adquirir este cálcio + vit.D e isto porque li o artigo. Vou ver se então me dará efeito para a enxaqueca (e já agora para os pés). Talvez Vitamina D seja o milagre que preciso para os meus únicos e grandes sofrimentos físicos: Cabeça e Pés.
    Agradeço desde já a sua atenção com os que sofrem.

  8. Imagem de Erani VianaErani Viana comentou

    Dr. Feldman

    Como é bom receber as informações vindo de alguém comprometido com o que faz.
    Que Deus te abençoe.
    Obrigada.
    Abraços, Erani.

  9. Imagem de LidianeLidiane comentou

    Dr. Alexandre
    Ouvir falar que o óleo de fígado de bacalhau causa aumento de peso. Isso é verdade?

  10. Imagem de Luciana RafinoLuciana Rafino comentou

    Eu fiz o exame de dosagem da vit.D. Pessoal, é bom fazer mesmo e tirar suas duvidas com seu médico. Talvez o caminho pro tratamento de varias desordens da pessoa enxaquecosa, depressiva, tenha tudo a ver com a quantidade de vit.D do organismo dela! Eu fiz o meu e fiquei espantada com o resultado, confesso. Não custa nada ir lá fazer o exame né.
    Depois dividam informações aqui!!!

  11. Imagem de Maria das CandeiasMaria das Candeias comentou

    Sinceramente muito me entristece, o Dr Alexandre não participar de nenhum programa de TV, como eu o conheci na Sula Miranda. A internet é mais restrito. O sr podia pelo menos uma vez por semana, dar suas dicas no Bem Família, da Band(Programa do Daniel B…).Òtimo programa. Obrigada,
    Maria das Candeias

  12. Imagem de Claudia GomesClaudia Gomes comentou

    Oi Dr. Feldman,

    Sei que o sol é uma fonte de vitamina D e que, aqui no Canadatemos menos horas de sol do que em países tropicais. O que posso fazer para mim e minha família para compensar esta falta de vitamina D? Quais sao os alimentos e suplementos?

  13. Imagem de Regina CéliaRegina Célia comentou

    Obrigada pela dica! Nunca pensei na possibilidade de fazer este exame. Da próxima vez que for consultar pedirei este exame ao médico.

  14. Imagem de Tania NogueiraTania Nogueira comentou

    Boa Noite, Dr.
    Que bom poder receber diretamente de um médico abalisado, informações tão objetivas.
    Tenho enxaqueca diária, ininterrupta. Convivo com ela… Tenho fibromialgia, constatada por reumatologista.
    Sei que como muita coisa errada… mas essa dica da vitamina D é ótima. Sofro exatamente desses males: hipotiroidismo, cansaço constante, desânimo, artroses, enxaqueca, dores na planta dos pés (como citou a Manuela), e não gosto de ficar no sol, pois tenho fotofobia… não é fácil…
    Precisava muito melhorar tudo isso, pois fico muito ansiosa com tantas dores. E, pra completar, tenho alergia a dipirona, AAS e antiinflamatórios.
    Um grande abraço e que Deus continue lhe iluminando.

  15. Imagem de MarizeMarize comentou

    Caro Dr. Alexandre: fiz o exame de vitamina D e o resultado foi de 14,9 ng/ml. O senhor acha que o simples suplemento com óleo de fígado de bacalhau e o sol são suficientes? E qual a dosagem que indica?

  16. Imagem de Patricia Colela DoylePatricia Colela Doyle comentou

    Doutor Alexandre,

    fiz o exame vitamina d-25 hidroxi e o resultado foi 26,2 ng/ml.
    Tenho muito desânimo, cansaço e dores de cabeça. Tenho 55 anos, faço reposição hormonal.
    Grata,
    Abraços,
    Patrícia.

  17. Imagem de edmeaedmea comentou

    Dr.alexandre
    boa tarde,
    fiz exames de dosagem da vitamina d (250H) e o resultado é 8,27mg/ml.está muito baixo, o que devo fazer?
    abraço
    edmea

  18. Imagem de solangesolange comentou

    Caros amigos que tem enxaqueca e FIBROMIALGIA.
    Fiquei sabendo através de amigos , que a vitamina D pode auxiliar nas dores fibromialgicas.Por experiencia pessoal fiz uso da vitamina D em altissima concentração sob orientação médica, e obtive fantástico resultado,com supressão das dores e fadiga quase que totalmente.
    Se alguém se enquadra neste relato eu ficaria muito feliz se obtivesse os mesmos resultados que obtive.
    Um abraço à todos os pacientes do Dr.Alexandre

  19. Imagem de SaraSara comentou

    Oi Dr Alexandre,
    encontrei o site através de uma pesquisa na internet sobre a vitamina D, e gostei muito. A taxa do meu exame deu 32,4 ng/ml, pela referência não é tão baixo, mas mesmo assim fiquei preocupada. gostaria de receber suas dicas qto a alimentação.
    Desde já obrigada

  20. Imagem de CíceroCícero comentou

    A respeito do comentário da solange, logo acima, fiquei muito interessado.
    Solange vc poderia entrar em contato comigo?

  21. Imagem de magalimagali comentou

    Olá Dr. Alexandre,
    Lendo seu artigo,resolvi colocar minha dosagem de vit.D: 15.9, tenho consulta com minha endócrina,e vou ver qual o melhor tratamento.

  22. Imagem de ceciliacecilia comentou

    Fiz meu exame de dosagem de vitamina D, e o resultado foi muito baixo, 20. Estou com osteoporose.
    Cecilia

  23. Imagem de TERESINHATERESINHA comentou

    Fiz o exame de dosagem de vitamina ” 25 HIDROXI VITAMINA D”
    E A DOSAGEM FOI DE 16,5. Sofro de enxaqueca e dores nas juntas dos cotovelos e maos. Meu medico me mandou tomar sol e caminhar. O que mais posso fazer mar ter uma melhora mais rapido?

  24. Imagem de Carlos RobertoCarlos Roberto comentou

    às vezes, praticando esporte, sinto um pouco de cansaço. Isto pode ser deficiência de Vitamina D? O óleo de figado de bacalhau pode resolver isto?

    Grato,

    Carlos Roberto

  25. Imagem de Juliana RodriguesJuliana Rodrigues comentou

    Olá!
    Tenho enxaqueca há 6 anos e estou cansada de tomar vários medicamentos(quando estou em crise).
    Fiquei bastante interessada em adquirir um livro, mas fiquei em dúvidas de qual comprar.
    Estou acima do peso e não ando me alimentando bem.
    Ando com falta de energia para fazer as atividades normais: trabalhar e estudar…
    Gostaría da opinião do senhor.
    Aguardo retorno.
    Juliana Lajeado/RS.

  26. Imagem de jusselma goncalves de moraes silvajusselma goncalves de moraes silva comentou

    gostei muito do seu site esta de parabens ,e muito bom saber que tem alguem preocupado em orientar as pessoas .quando tiver algo novo me avise pelo email por favor .

  27. Imagem de LUZIALUZIA comentou

    Olá Dr. Alexandre,
    Estou surpresa e gratificada com tudo que tenho tomado conhecimento e aprendido nesse seu site. Se todos os médicos tivessem um pouco dessa sua consciência, doação e presteza, com certeza a qualidade da nossa SAÚDE seria outra!
    Parabéns pelo Ser Humano que o senhor é, e que Deus lhe faça sempre muito feliz!
    Aproveito a oportunidade para perguntar quantas horas de sol devemos tomar nos finais de semana para que estejamos com a nossa vit D em dia?
    Obrigada.
    Seja feliz.

    Luzia

  28. Imagem de clementino bolan filhoclementino bolan filho comentou

    Caro Dr. Alexandre.
    Fui fazer um check-up e meu médico me pediu a dosagem do 25 hidroxi vitamina D e o resultado foi baixíssimo (3,6). Tenho enxaqueca diária, dores nas plantas dos pés e fadiga. Minha enxaqueca é muito antiga (tenho 46 anos), desde a adolescência. Pesquisando o que era essa dosegam cheguei ao seu site e fiquei com a impressão de ter achado o solução do meu problema: reposição de vitamina D. É isso mesmo?

  29. Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

    Clementino,

    Um médico experiente pode ajudá-lo através de uma suplementação de vitamina D. Porém, essa reposição pura e simples é, na minha opinião, uma solução temporária. A melhor forma de vitamina D para repor é a Vitamina D3. A vitamina D depende de outras vitaminas, como a Vitamina A, E e K2. Uma ingestão desproporcional de vitamina D pode causar desequilíbrios nas demais.

    Sugiro que leia meus artigos sobre o Sol e o Óleo de Fígado de Bacalhau, aqui no Blog.

  30. Imagem de FRANKLIN BERNARDES DA FONSECAFRANKLIN BERNARDES DA FONSECA comentou

    OLÁ, DR. ALEXANDRE FELMAN
    VISIEI SUA PÁGINA E GOSTEI IMENSAMENTE. PARABENS. NA MEDIDA DO POSSÍVEL, GOSTARIA DE RECEBER NOTÍCIAS SUAS, SEUS ARTIGOS, NOVIDADES, AVANÇOS CIENTÍTICOS, QUE DIGAM RESPEITO À DOPAMINA, 25 – HIDROXI VITAMINA D, DOENÇA RENAL.
    MUITO OBRIGADO E SEMPRE ÀS ORDENS.
    FRANKLIN.

  31. Imagem de SANDRASANDRA comentou

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS PARA MIM ESTÃO SENDO DE GRANDE UTILIDADE PARA MINHA PESQUISA ESCOLAR. TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO BEM CLARAS E DE FACIL COMPREENSÃO .
    VALEU !!!! ATÉ MAIS

Trackbacks