Enxaqueca.com.br
A Referência da Enxaqueca e Dor de Cabeça na Internet

Sidebar principal

Artigos Relacionados
Livro de Dr. Alexandre Feldman - Clique aqui para saber mais

Enxaqueca e Derrame Cerebral
Enxaqueca e Sinusite
Remédios Para Pressão Previnem Enxaqueca
Enxaqueca e Aneurisma
linha divisória
linha divisória
Receba email a cada novo artigo publicado

Enxaqueca e Pressão Alta

Por Dr. Alexandre Feldman
pressao alta e enxaquecaPressão alta (hipertensão arterial) não é uma das principais causas de enxaqueca, ao contrário do que muita gente pensa!

Pressão alta pode resultar em dor de cabeça, é verdade - porém isso quase sempre ocorre apenas quando a pressão está muito elevada, como por exemplo, nos casos mais graves de crise de pressão alta (para que você tenha uma ideia, estou me referindo àquelas crises onde a pressão gira na ordem de 24/18, 26/20, mas não aquelas crises na ordem de 15/11 ou 16/12).

A dor de cabeça atribuda a essa intensa crise de pressão alta pode ser descrita, tipicamente, como sendo de localização occipital (atrás da cabeça e na regio da nuca), de intensidade moderada, acometendo ambos os lados da cabeça, "surda", piorando ao exercício e melhorando ao repouso.

Existe um estudo feito com pacientes que sofriam de pressão alta, e foram divididos em dois grupos: os que sabiam ter pressão alta e os que não sabiam. A dor de cabeça mostrou-se mais frequente entre aqueles que sabiam ter pressão alta! Até que ponto não teria sido a pressão alta, mas sim o stress de saber que sofre de pressão alta o desencadeante (ou fator de piora) da crise de enxaqueca? Imagine esta sequência: a pessoa com aquela pressão alta na ordem de 15/11 ou 16/12 tem uma dor de cabeça leve por qualquer motivo, e imediatamente começa a se preocupar com a possibilidade dessa dor de cabeça estar sendo causada por um "ataque" de pressão alta. A preocupação (stress) faz aumentar a dor de cabeça, desencadeando uma crise de enxaqueca... e também faz aumentar ainda mais a pressão! Na minha opinião, este seria o cenário mais comum.

Existe um componente de ansiedade muito frequente em pacientes com pressão alta em relação ao seu problema; e que a dor de cabeça pode muito bem representar uma manifestação clinica dessa ansiedade: a ansiedade gerada na pessoa pelo conhecimento de seu diagnóstico de pressão alta.

Está certo que é muito importante tratar da pressão alta quando se sofre dela. Afinal, pressão alta pode acarretar muitas consequências serias, principalmente no que diz respeito ao coração e vasos sanguíneos, inclusive do cérebro. Além disso, existem tratamentos naturais extremamente eficazes para a pressão alta, tratamentos estes que envolvem mudanças de hábito e estilo de vida.

Conclusão: se você sofre ou não de dor de cabeça ou enxaqueca, mas tem pressão alta, é sempre muito importante corrigir sua pressão para níveis normais - de preferência através de mudanças de hábito e estilo de vida, aliados a medicamentos sempre que necessário.

Porém, se você sofre de enxaqueca, não se assuste se, mesmo fazendo tratamento para pressão alta, a dor de cabeça não diminuir: é que, realmente, na maioria dos casos, uma coisa não está relacionada com a outra. Procure um bom tratamento, também, para dor de cabeça. Comece lendo este livro!
Busca

Insira seu email no campo abaixo

Pressão Alta Causa Enxaqueca ou Vice-Versa?

sidebar Ad Enxaqueca
consulta medica com Dr. Alexandre Feldman
Enxaqueca e Derrame Cerebral
Enxaqueca e sinusite
Remedios para pressao previnem enxaqueca
Enxaqueca e aneurisma