Enxaqueca - Problema Menosprezado  
 
  Newsletter

Receba, gratuitamente, artigos sobre dor de cabeça e enxaqueca. Coloque seu e-mail no campo abaixo:

  Busca no Site Enxaqueca
  Saiba mais
O uso frequente de analgésicos comuns pelos portadores de enxaqueca pode acarretar em dependência.

  Testes on line:
  Aprenda a se conhecer

Enxaqueca: um problema de saúde pública menosprezado

Epidemiologistas norte-americanos compararam a qualidade de vida de portadores de enxaqueca com a de pessoas que sofriam de outras doenças crônicas, e chegaram à conclusão que ela provoca tanto prejuízo à qualidade de vida quanto diabetes, artrites e outras doenças debilitantes e incapacitantes. Só perdeu no "ranking" de qualidade de vida para doenças como AIDS em fase ativa e câncer em fase avançada.

A qualidade de vida foi medida através de um questionário diversificado, envolvendo o número de dias de inatividade (faltas ao trabalho, por exemplo), prejuízo no relacionamento social, quantidade de idas a pronto-socorros e médicos, entre outros fatores.

Apesar de ser uma doença que chama a atenção desde a pré-história, o número de especialistas nessa área ainda é pequeno. Informações desencontradas e conceitos arraigados fazem com que o paciente seja muitas vezes incompreendido.

Com estudos como esse, a sociedade em geral vem se conscientizando de algo que nós, que nos dedicamos a esse campo há algum tempo, já sabemos: que essa é uma doença muito séria, que ela é muito comum, e que os custos e sofrimentos por ela causados ainda não foram completamente avaliados.

 

 

voltar
envie esta página
para um amigo


 


 
 Conheça mais sobre a clínica Dr. Alexandre Feldman