Enxaqueca.com.br
A Referência da Enxaqueca e Dor de Cabeça na Internet

Linha divisoria 3
Imagem 1 do topo da pagina

Artigos Relacionados

A confusão entre causas e desencadeantes
Enxaqueca com aura
Canal EnxaquecaEnxaqueca no YouTube
O melhor é não precisar de médico
O que é enxaqueca
O melhor desodorante... antienxaqueca?
Sintomas da enxaqueca além da dor de cabeça
Linha divisoria 2
Linha divisoria
Newsletter

Sintomas da Enxaqueca

Busca

Insira seu email no campo abaixo
Sintomas da enxaqueca

Quais os sintomas da enxaqueca?


Enxaqueca não é só só dor de cabeça, mas vários sintomas incluindo a dor.

Durante uma crise de enxaqueca, que pode durar entre 3 horas e 3 dias, o indivíduo pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, visão embaçada, irritabilidade, falta de concentração, tonturas como se fosse labirintite, obstrução nasal, tensão nos músculos da nuca e dos ombros, e até diarréia. Um indivíduo não precisa ter todos esses sintomas para ser diagnosticado como apresentando enxaqueca, porém alguns deles, como as náuseas e/ou a aversão à claridade/barulho são tão comuns que chegam a ser quase obrigatórios para o diagnóstico.

A dor da enxaqueca pode ser em qualquer lugar da cabeça, e isso pode originar muita confusão com outras doenças. Por exemplo, dores na face são frequentemente confundidas com sinusite, e às vezes tratadas erradamente como tal, durante anos, sem bons resultados, é claro.

A dor de cabeça da enxaqueca possui intensidade muito variável, podendo ser desde incapacitante até muito leve. Na verdade, existem casos de crises de enxaqueca sem nenhuma dor de cabeça! Nesses casos, a pessoa pode apresentar crises de 3 horas a 3 dias, manifestando alguns dos demais sintomas da enxaqueca.

Um dos possíveis sintomas de enxaqueca, em particular, ocorre em 10 a 15 em cada 100 enxaquecosos (nome dado aos portadores de enxaqueca), e recebe o nome de aura de enxaqueca. Aura, nesse caso, é no sentido de premonição. O indivíduo começa, de repente, a apresentar alucinações visuais: ele vê luzinhas, "estrelinhas", "vagalumes" piscando no seu campo visual, ou então enxerga linhas em zigue-zague, tremeluzentes, que vão aumentando em tamanho e atrapalhando a visão, ou uma perda progressiva da visão, bastante peculiar, no sentido que a pessoa passa a enxergar apenas uma parte dos objetos. Ao olhar para um rosto, ela pode enxergar apenas meio rosto, e assim por diante. Os objetos podem dar a impressão de aumentar ou diminuir de tamanho, e nesse caso a pessoa pode esbarrar nas portas. A sensibilidade pode se alterar, com formigamentos na metade da língua, e/ou lábios, e/ou um dos membros superiores e/ou inferiores. A fala pode ficar pastosa", a pessoa pode não se lembrar das palavras mais comuns.

Todo esse fenômeno de aura dura entre 20 minutos e uma hora, após o que, ela vai regredindo. Assim que a aura passa, a dor de cabeça, tipicamente, começa. Daí o termo aura, premonição. Acontece que algumas pessoas podem ter episódios apenas de aura, sem a dor de cabeça, daí a enxaqueca sem dor de cabeça. A desinformação reinante sobre o assunto deve ter sido responsável por muitas mortes e acidentes no trânsito.

Meus pacientes de enxaqueca com aura são cuidadosamente instruídos a jamais dirigirem durante o período de aura. Alguns já seguem essa precaução instintivamente.

Para saber mais sobre aura de enxaqueca, clique no link "Enxaqueca com aura" na lista de Artigos Relacionados localizada na barra lateral, mais acima. Mas antes, continue lendo...

A frequência da enxaqueca varia de indivíduo para indivíduo. Alguns casos são mensais, outros anuais, e outros ainda, 2, 4 vezes por semana, e até todos os dias!

Um dos maiores problemas da enxaqueca é que ela pode ser desencadeada por uma série de "gatilhos", tornando a pessoa tanto mais vulnerável a saídas da rotina, quanto mais agravada estiver a sua doença. Sair de casa em dias muito claros, frequentar lugares aglomerados (ex: feiras, shopping), passar por emoções mais fortes (não apenas situações de contrariedade, mas também situações inusitadamente boas), acordar mais tarde que de costume, dormir durante o dia, atrasar refeições, beber uma simples taça de vinho, comer certos pratos como salsicha, chocolate, queijos amarelos, chocolate, sorvete e até algumas frutas (só para mencionar alguns desencadeantes), ainda que em pequena quantidade, já pode ser suficiente para desencadear 3 horas a 3 dias de muita dor e outros sintomas. Mas cuidado! Não confunda esses fatores desencadeantes como sendo causas da enxaqueca! Não é por aí. Após terminar de ler este texto e assistir o vídeo abaixo, clique no link "A confusão entre causas e desencadeantes", listado em "Artigos Relacionados", na barra lateral direita, mais acima nesta página.

Até exercícios físicos fora da rotina do indivíduo podem desencadear crises de enxaqueca. A pessoa sente como se precisasse viver dentro de uma bolha! Um bom tratamento visa justamente dessensibilizar o indivíduo, para que ele possa desfrutar de todos esses fatores, comedidamente, sem precisar pagar por isso com uma crise de dor e outros sintomas.

Leia também:

sintomas da enxaqueca alem da dor de cabeçaSINTOMAS DA ENXAQUECA ALÉM DA DOR DE CABEÇA - UM GUIA DEFINITIVO - CLIQUE AQUI

Para maiores informações sobre consultas com Dr. Alexandre Feldman, CLIQUE AQUI.