A enxaqueca  
 
  Newsletter

Receba, gratuitamente, artigos sobre dor de cabeça e enxaqueca. Coloque seu e-mail no campo abaixo:

  Busca no Site Enxaqueca
  Saiba mais
O uso frequente de analgésicos comuns pelos portadores de enxaqueca pode acarretar em dependência.

  Testes on line:
  Aprenda a se conhecer

Há diferença na abordagem médica da enxaqueca no Brasil, comparando-se com outros países? Dispomos de muitos especialistas na área?

Os Estados Unidos detêm, de longe, o maior número de clínicas especializadas e o maior número de casos atendidos. Em alguns países desenvolvidos como o Japão, o portador de enxaqueca ainda é vítima de preconceitos por parte da maioria dos médicos que, infelizmente, acham que enxaqueca "não existe".

Na Europa, como no Brasil, há centros universitários, quase sempre dentro de departamentos de neurologia, que se dedicam a produzir teses de pós-graduação no campo das dores de cabeça. e enxaqueca.

Infelizmente, porém, fazer uma tese de mestrado ou doutorado não significa, nem de longe, que você vai se tornar um "especialista" no tratamento dessa doença. Significa apenas que você passou alguns anos da sua vida estudando, por exemplo, o efeito de alguma droga sobre a dilatação ou não da pupila de quem tem enxaqueca versus quem não tem.

É um tópico. Faz parte do estudo da enxaqueca. Mas não trata, na prática, a enxaqueca de ninguém.

Por desconhecimento do público leigo e da imprensa, esses centros acabam sendo "eleitos" como verdadeiras mecas para onde peregrinam enxaquecosos de todas as partes.

O que eles não sabem é que ao chegarem, serão triados para ver se os seus sintomas se "enquadram" com os protocolos das teses atualmente em andamento. Os demais recebem tratamentos primários e banais, sendo rapidamente descartados.

Dificilmente estará se formando um verdadeiro especialista em enxaqueca, sob essas condições. Esse tipo de profissional médico continua sendo, na prática, um elemento muito raro no mercado, tanto europeu quanto brasileiro. Nessa realidade, o médico só se especializa em enxaqueca na prática, no dia-a-dia de sua clínica e graças a muito esforço e dedicação pessoal

 

 

voltar
envie esta página
para um amigo

 
 Conheça mais sobre a clínica Dr. Alexandre Feldman