A enxaqueca  
 
  Newsletter

Receba, gratuitamente, artigos sobre dor de cabeça e enxaqueca. Coloque seu e-mail no campo abaixo:


  Busca no Site Enxaqueca

  Saiba mais
O uso frequente de analgésicos comuns pelos portadores de enxaqueca pode acarretar em dependência.

  Testes on line:
  Aprenda a se conhecer

Glutamato Mossódico

Trata-se de um derivado do ácido glutâmico, que é componente natural das proteínas, e possivelmente um neurotransmissor; bem como precursor do ácido gama-aminobutírico (GABA), outro neurotransmissor.

O glutamato monossódico pode levar a liberação de acetilcolina (substância química estimulante da função muscular); bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais.

Trata-se de um aditivo colocado no alimento, para realçar o seu sabor (entre outros, citamos como exemplos os famosos Aji-no-moto, caldo Maggi, caldo Knorr). Entra na composição de uma diversidade de alimentos industrializados, sendo também muito usado pelos restaurantes e lanchonetes no preparo de sua comida.

O glutamato monossódico pode provocar a chamada "síndrome do restaurante chinês". Essa síndrome constitui-se de diversos sintomas, entre os quais, uma sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos; sudorese, ondas de calor, e alterações do humor. Nos indivíduos sensíveis, os sintomas começam 20 minutos aóps a ingestão do glutamato monossódico.

Não se sabe ao certo quantas pessoas são sensíveis ao glutamato monossódico. Sabe-se, contudo, que se essas pessoas evitarem ingerir essa substância, poderão ter uma redução substancial de suas enxaquecas.

O glutamato monossódico também é frequentemente encontrado na composição do molho shoyu, aquele da comida japonesa. Ao comprar o seu shoyu, muita atenção ao rótulo! Hoje já se encontra disponível no mercado versões de shoyu com fermentação natural e SEM glutamato monossódico.

 

voltar
envie esta página
para um amigo

 
 Conheça mais sobre a clínica Dr. Alexandre Feldman