A enxaqueca  
 
  Newsletter

Receba, gratuitamente, artigos sobre dor de cabeça e enxaqueca. Coloque seu e-mail no campo abaixo:


  Busca no Site Enxaqueca

  Saiba mais
O uso frequente de analgésicos comuns pelos portadores de enxaqueca pode acarretar em dependência.

  Testes on line:
  Aprenda a se conhecer

Nossos celulares podem causar náusea e dor de cabeça, diz estudo.

Os sinais de rádio utilizados pelos celulares de terceira geração (3G) podem causar dores de cabeça e náuseas, segundo pesquisa conduzida por três ministérios holandeses sobre o impacto das futuras redes de comunicação na saúde humana.

O estudo inédito comparou o impacto da radiação emitida pelas atuais torres de telefonia celular com a que será gerada pelas redes 3G, capazes de dar acesso em alta velocidade à internet e de permitirem serviços como teleconferências. Uma estação radiobase, que normalmente cobre uma área de vários quilômetros quadrados, transmite sinais de telefonia por meio de um campo eletromagnético.

"Se o grupo de teste era exposto a estações radiobase de terceira geração, havia um impacto significativo. Eles sentiram irritações na pele, dores de cabeça e náuseas", disse uma porta-voz do ministério da economia daquele país. O estudo não encontrou impacto negativo provocado pelos atuais sinais de telefonia celular.

Os testes de laboratório foram feitos de modo a impedir que qualquer pesquisador soubesse se uma estação radiobase estava transmitindo sinais ou não, para dar credibilidade à pesquisa. As pessoas estudadas foram submetidas à mesma quantidade de radiação da telefonia 3G que será utilizada quando essa tecnologia estiver comercialmente disponível, nos próximos anos.

Os ministérios holandeses da economia, saúde e telecomunicações informaram que são necessários novos testes para confirmar as conclusões desta pesquisa, e que é necessário examinar efeitos a longo prazo dessa nova geração de celulares sobre a saúde e meio ambiente.

 

voltar
envie esta página
para um amigo

 
 Conheça mais sobre a clínica Dr. Alexandre Feldman