post

Óleo de Fígado de Bacalhau é Superalimento para Crianças

Até há algumas décadas (e quem já tem algumas décadas de vida se lembra disso), era muito comum a cara feia das crianças na hora que a mãe chegava com a “colherada do dia” de óleo de fígado de bacalhau. Com o tempo, esse hábito se perdeu. Mas o óleo de fígado de bacalhau continua sendo estudado no meio científico, que tem demonstrado suas propriedades altamente benéficas em várias frentes da saúde.

O óleo de fígado de bacalhau é rico em ácidos graxos ômega-3, do tipo conhecido pelas siglas EPA e DHA, que são incorporados pelo nosso cérebro e possuem uma ação antiinflamatória, anti-enxaqueca e antidepressiva.

A vitamina D, presente no óleo de fígado de bacalhau e escassa na dieta contemporânea, possui influência positiva sobre o desenvolvimento do cérebro, sistema nervoso, imunidade, ossos e uma série de funções celulares – mais uma vez, ajudando a prevenir doenças como a enxaqueca.

Um dos desafios com relação ao óleo de fígado de bacalhau é o sabor, que para muitas pessoas pode ser desagradável. Um adulto pode até compreender que vale à pena tolerar uma colheradinha de sabor ruim de um ingrediente natural que pode lhe fazer muito bem. Mas o mesmo não se pode esperar da maioria das crianças. Uma das soluções pode ser acostumar o paladar da criança desde muito pequena. Meu filho, por exemplo, começou a receber gotinhas de óleo de fígado de bacalhau na boca desde os 10 dias de vida, e passou para uma colher das de chá a partir dos 4 meses. Hoje, com quase 2 anos, ele pede o óleo como se fosse um tempero delicioso na sua comida.

Outra solução neste sentido consiste em oferecer o óleo de fígado de bacalhau na forma de cápsulas. Existem, no mercado, cápsulas gelatinosas de óleo de fígado de bacalhau.

Eu não recomendo a famosa “Emulsão de Scott”, que contém uma série de outros ingredientes não necessariamente desejáveis para a saúde. Leia sempre os rótulos, e prefira o óleo de fígado de bacalhau na sua forma pura. Se comprar cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, cuidado para não comprar cápsulas de “óleo de peixe” no lugar. É preciso que conste no rótulo: “Óleo de Fígado de Bacalhau”.

A melhor qualidade de óleo de fígado de bacalhau que eu conheço, utilizo, dou para meu filho e recomendo, pode ser encontrado neste site dos Estados Unidos. Eles enviam para o Brasil.

Comentários dos Meus Leitores

  1. tekka comentou

    ALEXANDRE

    tou usando muita linhaça, para obter os ômegas!

    o Arthur aceita bem?

    grande abraço!

  2. Malu comentou

    O óleo de fígado de bacalhau previne a enxaqueca tb em aldultos predispostos ou que já tenham a doença? obrigada

  3. Danielle comentou

    Pat, o CN tem 3 anos, pode tomar as cápsulas? Ou teria que ser em colheradas mesmo?

    Beijos.

  4. Pat comentou

    Danielle,

    Se ele souber engolir a cápsula pode sim, sem problemas. O negócio é que para atingir uma dose adequada, cerca de 1 colher de chá por dia, você precisaria dar a ele 12 cápsulas!!!!

    Claro que uma ou 2 cápsulas por dia é melhor que nenhuma…

    Beijos!

  5. Kely comentou

    Pat, meu baby tem 8 meses. Ele pode tomar óleo de fígado de bacalhau? E qual a quantidade que posso dar?

  6. Emiliana comentou

    O Sr. disse que da ao seu filho um oléo de figado de bacalhau vindo dos EUA, mas qual é o melhor aqui no Brasil? Gostaria de passar a dar a minha filha e pra mim tbém, pois tenho crises de enxaqueca, além de mudar meu hábito alimentar como o sr. recomenta.

    Um abraço.

  7. comentou

    Oi Emiliana!!

    Eu sou a esposa do Dr. Feldman, e dou, com alegria, o óleo de bacalhau para o nosso pequeno desde os dez dias de vida (eu não tive leite, e lá no meu site conto um pouco sobre isso: http://pat.feldman.com.br/?p=103).

    Este óleo vindo dos EUA é com certeza a melhor opção, mas é lógico que para nós e para a maioria das pessoas que não moram por lá, é de difícil acesso – nós pedimos para que nos tragalm quando amigos ou parentes viajam e o Alexandre trouxe um bom estoque da última vez que foi.

    Aqui em São Paulo nós complramos óleo de fígado de bacalhau em garrafas de 500mL numa farmácia de manipulação. Com receita médica. Nós perguntamos antes, para os farmacêuticos responsáveis, sobre a origem do óleo e a forma como ele foi extraído. Para comprar este óleo na sua forma líquida é neccessário uma receita do seu médico de confiança.

    Ainda antes desta opção, recorríamos às cápsulas, a forma mais fácil, mas também mais trabalhosa. Cada colher de chá de óleo equivale a cerca de 10 a 12 cápsulas. Eu perfurava cada uma e usava só o óleo (isso para o bebê, porque confesso que ainda prefiro as cápsulas, pois prefiro não sentir o gosto…)

    Na hora de comprar tenho sempre o cuidado de verificar o rótulo para me certificar da pureza do óleo – alguns fabricantes misturam outros óleos de peixe ou óleos vegetais para baratear o produto. Tem que ser 100% óleo de fígado de bacalhau!!!!

    Boa sorte!!

  8. Lígia comentou

    Olá Pat,

    Qual a quantidade de cápsulas de óleo de fígado de bacalhau que um adulto deve tomar?
    Grata

  9. lizete guimaraes comentou

    Dr. Gostaria de saber se meu problema de enxaqueca pode ter algo a ver com uma hepatite A que tive na minha adolescência, apesar de q esta dor de cabeça ela tbem é hereditária pois minha mãe e tias todas sentem, mas um amigo meu, me aconselhou procurar um hepatologista, pois pode ter algo a ver com o fígado. Fiquei um pouco preocupada, pois topo 1200mg de TRILEPTAL por dia e na bula diz q ele faz um pouco de mal para o fígado tbem, tenho depressão e transtorno bipolar q já é um horror, pois tenho q tomar vários remédios. Confesso q depois q comecei a fazer esses tratamentos, diminuiram um pouco as crises, só q eu nao posso comer queijo nem tomar leite, pois já percebi q as dores de cabeça aumentam e mto.

    aguardo sua resposta – grata – Lizete

  10. maria da conceicao a. santos comentou

    gostaria de saber onde eu encontro óleo de fígado de bacalhau em capsula ? Obrigada .

  11. Jovânia Baltazar comentou

    O óleo de fígado de bacalhau em cápsulas é fácil de encontrar. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro encontro em qualquer fármácia.

  12. JOSE ANONIO DOS SANTOS comentou

    Gostei da matéria,interessante e vai ajudar muitas pessoas que sofrem com este mal terrível. Gostaria de saber se mesmo
    quando a enxaqueca é crônica o óleo de bacalhau é eficaz?

  13. taisa comentou

    Boa noite, no site que voce recomenda nos EUA qual é o que devo comprar (ref. a oleo de figado de bacalhau).

    Grata,
    Taisa

  14. JOCELI MARIA ALVES comentou

    POR FAVOR PRECISO TOMAR URGENTE ÓLEO DE FIGADO DE BACALHAU 100% PURO
    ONDE POSSO COMPRAR, OU ENCOMENDAR DOS ESTADOS UNIDOS. POR FAVOR ME AJUDE

  15. Sueli Nery comentou

    Olá!!!Gostaria de saber se uma pessoa que teve problemas com o colesterol alto se pode tomar o óleo de figado de bacalhau..Muito Obrigado!!!Abraços!!!

  16. comentou

    Olá Sueli,

    A sua dúvida com certeza também é a dúvida de muitas outras pessoas que consultam o meu site, mas ainda não leram meu livro “A Dor de Cabeça Morre Pela Boca”, que possui uma explicação extensa sobre a questão do colesterol. No livro, você lerá que, ao contrário do que se diz, o colesterol não é nosso inimigo, mas sim nosso amigo, e que o que se considera hoje como “colesterol alto” pode, dependendo do caso, não ser uma coisa ruim.

    Mas independentemente de qualquer coisa, a ingestão de óleo de fígado de bacalhau, nas quantidades acima, não faz mal para quem tem níveis de colesterol considerados “altos”. O que faz mal – muito mal mesmo! – para nossa saúde, são os pães refinados, massas, doces, adoçantes, corantes, estabilizantes, emulsificantes, flavorizantes, aromatizantes, espessantes, conservantes, etc. Peço a todos os amigos que leiam mais a respeito no livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer

    Fica aqui a sugestão para todos: as informações deste meu site são melhor compreendidas e aproveitadas por quem já leu os meus livros. Se você está gostando de visitar o site, então deverá adorar os livros! Clique aqui para saber mais a respeito deles.

  17. marco gouvêa comentou

    Olá, Dr. Feldman!

    Excelente sua iniciativa em incentivar o uso deste alimento que só faz bem a todos.
    Por favor, gostaria de saber se o óleo de fígado de bacalhau, comprovadamente, pode atuar no nosso fígado e ajudar no tratamento de esteatose (gordura no fígado) ou de algum tipo de hepatite ou até de danos causados por alcoolismo.

    Muito obrigado!

  18. isadeuse comentou

    DR ACHEI MUITO INTERESSANTE ESTE ASSUNTO E ESTOU PRECISANDO TOMAR URGENTE ÓLEO DE FIGADO DE BACALHAU AQUI EM PORTO ALEGRE ONDE ENCONTRO.
    ISADEISE

  19. Valéria comentou

    Pois é,pelo que a Pat falou,esse óleo de fígado de bacalhau é importado,não é encontrado fácil.Pelo jeito,eu e muita gente continuará com dor de cabeça!

  20. jeferson de sousa müller comentou

    o que contem uma capsula de oléo de figado de bacalhau 2 em relação ao liquido?
    eu tomo por que minha médica me receitou mais gostaria de saber mais o que estou tomando.obrigado.

Trackbacks

  1. [...] Neste site, o autor diz que Óleo de Fígado de Bacalhau é um super alimento para crianças. E que dá gotinhas pro filhinho dele desde que o coitado tem 10 dias, e hoje, com quase 2 anos, ele adora. Mas também diz que a Emulsão Scott não é recomendável, e é melhor só o óleo puro, que é vendido inclusive em cápsulas. Enfim, o tal óleo é bom para uma pá de coisas, dentre elas ajuda a desenvolver o cérebro, o sistema nervoso, imunidade, ossos, tem função antiinflamatória, antienxaqueca, antidepressiva, y otras cositas más. [...]