post

Óleo de Fígado de Bacalhau Reduz a Dor

Há tempos que recomendo aos meus pacientes e a todos os portadores de enxaqueca e outras dores crônicas o uso de óleo de fígado de bacalhau. Por que faço isso? Pela mesma razão que recomendo tudo o que recomendo na área de estilo de vida e qualidade de vida: a presença de estudos científicos conectando essas recomendações com mecanismos biológicos capazes de influenciar a enxaqueca e a dor crônica como um todo. Por exemplo: finalmente, um estudo (duplo-cego, aleatório e controlado) acaba de ser publicado na edição de 24 de março de 2008 da revista científica Rheumatology (publicação oficial da British Society of Rheumathology) mostrando que 2 colheres das de chá diárias de óleo de fígado de bacalhau reduzem bastante a necessidade de antiinflamatórios em portadores de artrite reumatóide. A artrite reumatóide é uma doença deformante das articulações, e que provoca muita dor, necessitando o uso freqüente de antiinflamatórios. Se o estudo demonstra que o óleo de fígado de bacalhau reduz a necessidade de antiinflamatórios para uma dor crônica, e se a enxaqueca também dói e também requer o uso de antiinflamatórios, o raciocínio é óbvio: o que vale para uma dor, vale também para a outra. Sim, o óleo de fígado de bacalhau possui propriedades antiinflamatórias! Sem os efeitos adversos no estômago e no coração que possuem as drogas antiinflamatórias. Já escrevi aqui no blog a minha opinião sobre o óleo de fígado de bacalhau como sendo um superalmento. A dica continua firme, e cada vez mais embasada. Um pouco de óleo de fígado de bacalhau é parte integrante do conjunto de ações que nos ajudam a viver com a saúde e bem-estar que tanto queremos. O óleo de fígado de bacalhau é rico não apenas em ácidos graxos essenciais ômega-3, que possuem propriedades antiinflamatórias, mas também em vitamina D, cuja deficiência tem sido relacionada a várias doenças, inclusive enxaqueca e depressão. Felizmente, o artigo já ganhou repercussão nas agências de notícias internacionais como a BBC. Clique aqui para ler a notícia sobre esta descoberta na BBC Brasil. Clique aqui para ler meu artigo anterior sobre óleo de fígado de bacalhau. Clique aqui para ler meu artigo sobre usos, qualidade e disponibilidade do óleo de fígado de bacalhau.

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de Filipe LimaFilipe Lima comentou

    Meu nome é Filipe Roberto,eu sofro de enxaqueca e isso me prejudica em vários sentidos,como no trabalho e na faculdade por exemplo e essas dicas nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida.

  2. Imagem de Roberta PadilhaRoberta Padilha comentou

    Prezado Dr. Alexandre Feldman,
    Seria possível o senhor me enviar o artigo original que saiu na Reumatology sobre o óleo de fígado de bacalhau? Ajudaria muito no meu estudo sobre dor e cefaléia que estou desenvolvendo na minha dissertação.
    Um grande abraço,
    Roberta Padilha/Recife

  3. Imagem de Carlos BraghiniCarlos Braghini comentou

    Caro amigo, Alexandre. Você prefere o óleo natural ou fermentado? No site da Greenpasture há existem óleos com sabores diferentes; qual sua opinião? Parabéns pelo livro e pelo blog do casal. Um forte abraço.

  4. Imagem de Rogério WilbertRogério Wilbert comentou

    Dr Alexandre Feldman, percebo que há em farmácias aquele óleo de figado de bacalhau EMULSÃO SCOTT (acho que é assim que se escreve). Seria desse tipo o mais adequado, ou encontro em algum lugar algo mais indicado ? Obrigado.

  5. Imagem de jossemarjossemar comentou

    oi,onde posso encontrar esse óleo de fígado de bacalhau?obrigado.

  6. Imagem de Flávia ElóiFlávia Elói comentou

    Meu nome é Flávia, tenho 35 anos e tenho enxaqueca há mais de 20 anos, já fiz todos os tipos de tratamento e atualmente me trato com acupuntura, mas vou incluir essa dica na minha alimentação, tudo que pudermos fazer para melhorar a nossa qualidade de vida é válido.

  7. Imagem de JulianiJuliani comentou

    Olá doutor,
    Óleo de fígado de bacalhau em formato de cápsulas traz o mesmo efeito, ou terá que ser no formato original (líquido)?
    Caso tenha a possibilidade de ser em cápsulas, quantas cápsulas devem ser engeridas para a proporção de duas colheres de chá?

    Desde já agradeço a atenção.

  8. Imagem de maria do carmomaria do carmo comentou

    Sofro de enxaqueca desde meus primeiros anos de vida,ja tenho 43anos e ultimamente tenho ate ficado hospitalizada por este mal,ja adquiri o livro .a dor de cabeça morre pela boca e me tem sido muito util.
    Gostaria de saber como encontrar o oleo de figado de bacalhau,uma vez que moro no interior e tenho uma certa dificuldade de sair em busca .
    Obrigada pelas dicas tem sido de muita valia.maria do carmo

  9. Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

    Olá, amigo Dr. Carlos Braghini! É um privilégio receber sua visita na seção de comentários do meu blog. Gostaria de convidá-lo a escrever um artigo, pois sei que todos iremos nos beneficiar das suas informações. Para quem ainda não conhece o site do Dr. Carlos Braghini, vale a pena visitar.

    Respondendo à sua pergunta, eu prefiro o óleo de fígado de bacalhau fermentado da Green Pasture (www.greenpasture.org). A extração do óleo, nesse caso, se dá por fermentação, ou seja, sem nenhuma pressão.

    Aos amigos leitores que deixaram seus comentários com questões a respeito do uso, qualidade e disponibilidade do óleo de fígado de bacalhau, peço que aguardem um novo artigo que estou escrevendo sobre esse assunto.

  10. Imagem de RichardRichard comentou

    Dr., entrei no site da Greenpasture, mas estou um pouco perdido. Qual produto você recomenda?

    – BLUE ICE High Vitamin Cod Liver Oil – NON-Gelatin Capsules
    – BLUE ICE High Vitamin Cod Liver Oil – Cinnamon Tingle
    – BLUE ICE High Vitamin Cod Liver Oil – Oslo Orange
    – BLUE ICE High Vitamin Cod Liver Oil – Regular

  11. Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

    Richard,

    Todos eles são similares, muda apenas o sabor (eles conseguem os sabores de canela e laranja a partir da adição de óleos naturais desses alimentos). Quanto a tomar cápsulas ou não, é você quem deve decidir. Lembre-se que, a exemplo de qualquer suplemento alimentar, se você mora no Brasil, precisará de uma receita médica para liberá-lo da alfândega. Não deixe, também, de ler este artigo: http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=137

  12. Imagem de Geisa CristinaGeisa Cristina comentou

    Dr. Alexander,
    por favor, gostaria de saber se o óleo de fígado de bacalhau
    comprado em farmácias de manipulação também possuem o efeito
    semelhante, pois sou mais uma que sofre deste mal.

  13. Imagem de Fábio AstolphoFábio Astolpho comentou

    Olá, Dr. Onde posso encontrar o óleo de figado de bacalhau da Greenpasture aqui no Brasil, já que pelo site eles não enviam para o Brasil? E realmente tanto faz utilizar o líquido ou cápsulas?

Trackbacks