post

O Melhor Desodorante

nadadedesodorante1 O Melhor DesodoranteSabemos que a maioria das pessoas que sofre de enxaqueca não tolera uma série de cheiros. Infelizmente, essas pessoas são, com freqüência, incompreendidas pelos seus familiares, amigos, namorados etc, que confundem essa aversão aos odores com “frescura”. Mas não é! A medicina já comprovou que a enxaqueca pode ser desencadeada por odores, fortes ou não. Qual odor específico desencadeia uma crise, é uma questão individual. Nós podemos ter dois portadores de enxaqueca expostos ao mesmo odor, sendo que um pode reagir com uma crise, e o outro não. Mais ainda: um mesmo enxaquecoso pode, num dia, ter uma crise desencadeada por um determinado odor, e no outro dia, o mesmo odor pode não provocar nada.

A melhor solução para quem sofre de enxaqueca é livrar-se o quanto mais dos odores desnecessários. Uma infinidade desses odores provém de perfumes “químicos” que fazem parte dos produtos do nosso dia-a-dia. E um desses produtos é o desodorante. Que bom que existem desodorantes sem cheiro no mercado!

Porém, ainda que utilizemos um desodorante sem perfume, e ainda que nenhum perfume lhe desencadeie dores de cabeça, mesmo assim há motivos para preocupação com o uso desse produto, repleto de produtos químicos potencialmente nocivos ao cérebro, sistema nervoso e saúde como um todo.

Sim! – Porque a grande maioria dos desodorantes antitranspirantes contém alumínio, substância que possui potencial neurotóxico – ou seja, é potencialmente tóxico para o cérebro e sistema nervoso.

Passar substâncias químicas na pele é muito pior que ingeri-las, pois quando as ingerimos, nossas enzimas digestivas podem ajudar a neutralizá-las e desintegrá-las, pelo menos em parte. Já ao aplicar no corpo produtos químicos como os desodorantes, a pele absorve esses produtos diretamente para a circulação sangüínea, sem a proteção do sistema digestivo, e assim essas substâncias atingem todos os órgãos do nosso corpo, podendo atingir inclusive nosso delicado cérebro. Nos Estados Unidos, o National Institute for Occupational Safety and Health categorizou quase 900 substâncias químicas utilizadas nos cosméticos como sendo tóxicas!

Pensando nisso, gostaria de passar para meus queridos leitores uma dica de desodorante. Em artigo anterior, eu já havia falado sobre a questão dos sabonetes.

Na minha opinião, o melhor desodorante é, nada mais, nada menos, que o puro pó de bicarbonato – bicarbonato de sódio mesmo! Ele não faz mal à saúde, e pode ser aplicado diretamente embaixo do braço como se fosse um talco. Uma pequena quantidade costuma ser suficiente para dar proteção de 24 horas. Não tem cheiro e não contém produtos químicos tóxicos à saúde!

Faça a tentativa e deixe aqui seu comentário! Para mim, o bicarbonato funciona às mil maravilhas como desodorante! Cinco estrelas! E para você?

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de Loide ValenteLoide Valente comentou

    Parabéns… Eu já sabia desse poder do bicarbonato de sódio, usado puro na axila, já uso a algum tempo e sou testemunha do seu poder de ação, que além de desodorante também clareia a pele das axilas e virilhas.

  2. Imagem de thelmathelma comentou

    Maravilha,nos dá segurança o dia todo,muito boa a indicação.

  3. Imagem de CostaCosta comentou

    Meu pai(1904 – 1990) já usava (nas axilas) desde a década de 50 – como desodorante, uma fórmula composta por bi-carbonato de sódio diluído em água + (álcool etílico canforado). Divulgava a fórmula e distribuia gratuitamente aos seus empregados interessados (trabalhadores braçais da agricultura e pecuária). Posteriormente a cânfora foi substituída por essências aromáticas naturais da flora local por orientação de um farmacêutico da então Vila Igreja Nova – Município de Itambacuri-MG e ‘batizada’ e comercializada como “água-de-cheiro” por vendedores ambulantes.

  4. Imagem de LaudicéiaLaudicéia comentou

    Esplêndido! Vou começar a usar hoje mesmo.
    Além de me ajudar a ficar livre da enxaqueca, vai me ajudar no bolso também.

  5. Imagem de GorethGoreth comentou

    Só uma coisa: porque que as autoridades regularizam algo que faz mal pra saúde das pessoas?Que país é esse? Obrigada pela dica.

  6. Imagem de ildeci santanaildeci santana comentou

    é verdade. somos totalmente incompreendidos em relaçâo a cheiros. eu que o diga,todos me chamam de cgata quando reclamo do cheiro de perfume ou desodorantes que estao usando.meu nariz é sensibilísssimo em relaçâo a cheiros, já passei mal dentro do ônibus por causa do cheiro do creme de cabelo de uma pessoa que sentou na minha frente.

  7. Imagem de BethBeth comentou

    Gostei muito da informação.
    Eu uso o polvilho antisséptico granado,tem contra indicação?
    desde já agradeço.

  8. Imagem de Madalena BarrancoMadalena Barranco comentou

    Olá Dr. Alexandre e leitores, no dia seguinte a esse post do desodorante, eu já experimentei o bicarbonato levemente umedecido nas axilas e desde esse dia não uso outro desodorante que não seja esse! Joguei os sprays químicos no lixo. Muito obrigada pela excelente dica. Abraços.

  9. Imagem de AndréaAndréa comentou

    Olá… eu estou usando ultimamente uma mistura feita com bicarbonato de sódia (2 col.sob.) diluídas em 100ml de leite de colônia. Isto tem me ajudado a não ter cheirinho, só que não está durando nem 8horas… aí passa o efeito.
    Eu moro na Bahia e transpiro muito, gostaria de achar algo que não me deixasse sem proteção. Mas, vou tentar usar apenas o bicarbonato pra ver se melhora a situação.
    Abraços a todos…

  10. Imagem de AcácioAcácio comentou

    Boa tarde a todos!

    Gostaria de saber dos companheiros se os mesmos não tiveram suas axilas irritadas com o uso do bicarbonato de sódio. Eu o usava há um tempo atrás, realmente o bicarbonato tira o mau cheiro, porém as minhas axilas ficavam irritadíssimas, como que cortadas e ardendo muito. Alguma solução para esse problema? Abraços!

  11. Imagem de simone Alexandre silvasimone Alexandre silva comentou

    Boa tarde,

    Compartilho mesmo problema do Acácio, minhas axilas ficam muito irritadas com o uso do bicarbonato, apesar de eliminar o odor. Alguma solução para esse problema??

    obrigada,

    Simone Alexandre

  12. Imagem de elaineelaine comentou

    Para mim foi uma grande surpresa, estou usando e gostando muito.
    Para me livrar da enxaqueca faço qualquer negócio.
    Obrigada pela dica.

  13. Imagem de AcácioAcácio comentou

    Olá Simone, moro no Rio e acredito que o meu verdadeiro teste será quando começar a esquentar por aqui. Pegue um copo médio, coloque dois dedos de álcool etílico, dois dedos de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Misture e coloque em um vidrinho de desodorante. Tenho utilizado assim e não tenho tido o problema da irritação. Tente fazer o que estou fazendo, ok? Beijos.

  14. Imagem de MONICAMONICA comentou

    UMA MEDICA ME INDICOU A USAR LEITE DE MAGNÉSIA, POIS ESTAVA COM PROBLEMAS FOI UMA DERMATOLOGISTA, É MUITO BOM E MELHOR QUE DESODORANTE,FUNCIONA MESMO. SÓ NÃO SEI DE FUNCIONA NA AJUDA CONTRA ENXAQUECA, BJUS

  15. Imagem de CristianeCristiane comentou

    Oi Monica, eu tb. uso o o leite de magnesia de Phillips (aquele que a bisavó usava) e eu amei. Foi uma amiga naturalista que me indicou. O interessante é que vc sua normalmente, mas não tem cheiro nenhum. E olha que eu tenho ascendencia negra. Fica a minha sugestão.

  16. Imagem de elianeeliane comentou

    ja faz mtos anos q tds na minha casa usam bicabornato como desodorante meu marido sempre usou pq jogava futebol e ficava com cheiro forte com o bicabornato nao se preocupou mais

  17. Imagem de Marta MirandaMarta Miranda comentou

    Bom dia,Dr. feldman e a toda sua comunidade.
    Em primeiro lugar comprei seu livro, estou adorando, mas ainda não acabei de ler. Estou me preparando para fazer a dieta, tenho algumas dúvidas que mais tarde irei entrar em contato para saber como fazer para solucioná-las.
    Mas vamos ao que interessa hoje, o caso que vou contar aconteceu qdo eu tinha uns 12 ou 13 anos e lembro até hoje pois na época achei uma loucura:
    Tenho uma prima que sofria muito mau cheiro nas axilas, o dito “cecê” e nenhum desodorante resolvia seu problema, até que um dia, não sei quem, falou para ela passar leite de magnésia nas axilas logo depois do banho. O fato é que ela nunca mais teve mau cheiro nas axilas. Alguém poderia me explicar a razão? Obrigado a quem puder responder e Dr. Feldman parabéns pelo excelente trabalho, não sei porque não descobri o seu site antes.
    Bjos no coração de todos. Até

  18. Imagem de Lílian VanessaLílian Vanessa comentou

    Bom, vou tentar usar algumas dessas dicas aqui nesse site. Achei interessante e irei botá-las em prática, acho que por isso que vivo com dor de cabeça, devido ao cheiro provocado pelas axilas. Obrigado pelas dicas aí pessoal.

  19. Imagem de AnaAna comentou

    Obrigada, vou começar hoje mesmo comecei a trab. e a camisa do uniforme não me deixa transp. isso é muito incomado muito obrigada pela dica,

  20. Imagem de Irena GaloIrena Galo comentou

    Dr.Feldman, é verdade que o glutamato monosódico, usado em salgadinhos industrializados, desencadeia enxaqueca? E que, de duas em tres horas a gente deve comer algo, para evitar uma enxaqueca? Tenho enxaqueca desde meus 15 anos, agora me sinto melhor, pois aprendi a conviver com ela, mas a dor era muito ingrata, enjôos, mal estar e perda de visão parcial, sofri muito com tudo isso. Agora estou na menopausa, e as crises diminuíram. Quanto ao bicarbonato de sódio, eu não sabia, sei que é bom p/ limpeza da casa, mata ácaros: vinagre, bicarbonato mais limão e água.

  21. Imagem de MarcelaMarcela comentou

    Olá eu ñ estou usando ainda o bicarbonato, mas gostaria de saber se ele também clareia as axilias e virilhsa esse é o meu grande problema..

  22. Imagem de MárciaMárcia comentou

    Acho que depende da pessoa mesmo.. O bicarbonato de sódio para mim não dura nem duas horas. A mesma coisa o leite de rosas que também é muito bom desodorante, mas para mim não serve.
    A melhor alternativa foi o leite de magnésia philips. Dura quase o dia inteiro, não tem cheiro algum e a axila fica seca. Eu conto para os outros que passo laxante da vovó debaixo do braço e todo mundo ri, mas recomendo! Melhor que desodorantes perfumados do mercado! Comecei a usar depois da dica de um médico.

  23. Imagem de LúciaLúcia comentou

    Não é que funciona mesmo???
    Passo pela manhã, logo após o banho, e até à noite, mesmo depois de transpirar, não há qualquer cheiro, nem mesmo aquele estranho cheiro de “química” dos desodorantes sem perfume. Excelente! Muito obrigada pela dica!

  24. Imagem de ValériaValéria comentou

    Olá,usei o bicarbonato de sódio nas axilas,mas me provocou irritação a ponto de descamar a pele,por isso parei.Resolveu meu problema em parte,pois ainda ficava um cheirinho,mas não aquele mal cheiro,um leve cheiro na verdade,e minha axila também coçava!
    Amanhã mesmo vou comprar leite de magnésia e experimentar,pois agora estou com medo do tal componente dos desodorantes tradicionais(Alumínio).

  25. Imagem de monicamonica comentou

    Bom já usei o bicarbonato de sódio e não resouveul muito fiquei muito chateda por para alguns deu certo e para mim não mas não perdi a esperança vou tentar o leite de magnésio bom pelo menos eu já fuia varios medicos e parece que alguns não dão a mínima.

  26. Imagem de AcácioAcácio comentou

    Bom dia a todos,

    O único problema do leite de magnésia é que as axilas ficam manchadas, mas se a pessoa não for utilizar camiseta está tudo ok! Eu somente utilizo o bicarbonato de sódio, álcool e água (num vidrinho de desodorante, claro!) quando estou de camiseta, no demais utilizo o leite de magnésia pois sua eficiência é muito melhor.

  27. Imagem de toninhotoninho comentou

    Uso aprovado,eu tambem gostei bastante,pelo nao tem cheiro!!

  28. Imagem de Laura CondeLaura Conde comentou

    Usei bicabornato de sódio como desodorante durante muito tempo (na adolescência), mas somente por não ter como comprar um desodorante que minimizasse os odores da sudorese. Fiquei imensamente feliz quando pude trabalhar e comprar, entre outras coisas, meu desodorante e pude deixar de ter as axilas cheias de pasta molhada, ou seja, o pó vira uma pasta quando começo a transpirar e não resolve o cheiro super desagradável das axilas. Portanto não sou adepta a esse pó nas minhas axilas.

  29. Imagem de VaniaVania comentou

    Excelente Dica! Tudo a ver!!! Eu já havia sentido um incômdo imenso alumas vezes, ao usar desodonrantes, chegando a náuseas e crises de enxaqueca algumas horas depois da aplicacão. Muito obrigada Doutor Feldman, suas palavras são iluminada por Deus sempre.

  30. Imagem de mariaremariare comentou

    Fazia tempo que queria experimentar mas sempre esquecia, ia deixando pra depois…
    Me animei com o post, usei hoje e deu muito certo.
    O mais interessante é que, como não é antitranspirante, não impede seu corpo de eliminar suor – o que é fundamental – , apenas impede o mau-cheiro pela ação das bactérias.
    Minha pele é bem sensível, mas não tive nenhuma reação ao bicarbonato. Vou continuar usando.

  31. Imagem de Karla Patrícia A de Sá Roriz LopesKarla Patrícia A de Sá Roriz Lopes comentou

    Vou tentar drº depois lhe digo um abraço

  32. Imagem de Rita LimaRita Lima comentou

    Já sabia que o bicarbonato é um excelente desodorante, ele é melhor do que muitos desodorantes que estão no mercado, o único probleminha é que nós transpiramos muito usando só ele.Ótimo para o odor, será que ele reduz a flora bacteriana ou só age nos ácidos carboxilicos do suor, gosataria de saber, abraço…

  33. Imagem de cacildacacilda comentou

    Dr. Alexandre, tive o maior prazer em descobrir seus comentários. Lendo esse artigo sobre desodorante achei interesante a recomendação do bicarbonato de sódio. Gostaria de acrescentar que uso Leite de Magnésia de Phillips, faz muitos anos com muito bom resultado. Por favor gostaria que falasse a respeito sobre esse procedimento.
    Muito agradecida
    Cacilda

  34. Imagem de SilviaSilvia comentou

    Olá Dr. Achei muito interessante a dica do bicarbonato. Qualquer dia desses testarei, mas estou aqui para pedir uma ajudinha. Minhas axilas se irritam muito fácil. Já testei vários desodorantes, o melhor é o spray, mas é muito caro. Pela noite não uso, pelo fato de que não é preciso. Gostaria de alguma dica para deixar minhas axilas menos irritadas.

    Obrigada.

  35. Imagem de JosiJosi comentou

    Olá,gostei muito da dica, vou experimentar.
    Mas gostaria de saber se devo usar o pó puro ou
    misturar com alguma outra coisa antes de passar nas axilas?
    Espero respostas, porfavor.

  36. Imagem de Simone Aparecida BarretoSimone Aparecida Barreto comentou

    Estou tendo problemas com relação a odores nas axilas com minha filha pré adolescente de 12 anos. Toma banho, seca, usa um bom desodorante e mesmo assim dá cheiro ruim. Vou esperimentar o Bicarbonato ou o Leite de Magnésia e dou noticías.

  37. Imagem de GustavoGustavo comentou

    Dr. o meu problema é com excesso de suor, o que devo fazer já que um dos comentários acima diz que o bicarbonato aplicado sozinho nos faz suar da mesma maneira ?
    Obrigado

  38. Imagem de mirianmirian comentou

    Caro Dr. Feldman

    achei excelente os comentários sobre odores de axilas,sofro deste problema há anos,experimentar logo.Gostaria de passar a receber os artigos de seu blog.Desde já agradeço,abraços
    Mirian

  39. Imagem de Sandra Goraieb comentou

    Achei muito legal ter trazido o tema da osmofobia e da relação com cefaléia. Como você salientou muito bem, não tem nada de frescura ou achismo. É uma patologia.
    Também concordo que tudo o que pomos sobre nossas peles tem consequências e muitas vezes o sistema adaptativo metabólico está saturado.
    Parabéns pelo tema!

  40. Imagem de TeresaTeresa comentou

    Caro Dr. Feldman

    Achei muito interesante este tema, pois sofro imenso com este problema, transpiro imenso e nenhum desodorizante resulta…
    O sr Dr recomenda o bicarbonato de sódio.
    O que acha do Leite de magnésia?

    Parabéns pelo tema
    Teresa

  41. Imagem de G AguiarG Aguiar comentou

    Fiquei feliz em saber dessas dicas e vou fazer o teste com todos lá de casa. Espero realmente que funcione, pois, é muito chato ficar fedendo. Agora como fica as camisas e camisetas que tem o cheiro ruim, tem alguma coisa que elimine o odor delas tambem?

Trackbacks

  1. […] Pois bem, que a Tatiana Bacochina me mandou esse link do blog do Dr. Alexandre Feldman. […]