post

Enxaqueca é Tema do Fantástico (TV Globo)

Parabéns ao programa Fantástico da TV Globo, pela matéria sobre enxaqueca veiculada no dia 8 de junho de 2008. É raro, na grande mídia, vermos uma abordagem sobre enxaqueca enfatizando não as drogas, mas sim os hábitos e estilo de vida, e foi isso o que o Fantástico fez. Mudanças de hábitos e estilo de vida são, realmente, fundamenetais no controle da enxaqueca.

Uma pena, entretanto, que a mensagem principal transmitida pela matéria a esse respeito tenha sido: faça um diário para descobrir os fatores que desencadeiam suas crises, a fim de evitar esses fatores. Você que sofre de enxaqueca provavelmente concorda comigo quando afirmo que a maioria dos enxaquecosos já conhece os fatores desencadeantes de suas próprias crises, e não precisa de um diário para isso. Além disso, muitos portadores de enxaqueca simplesmente não apresentam nenhum fator capaz de engatilhar suas crises. Outros – pior ainda – possuem tantos desencadeantes que, para evitá-los, seria preciso viver dentro de uma bolha!

A grande informação que faltou na matéria, na minha opinião, é que alguns fatores quotidianos (dentre os quais a alimentação, sono e atividade física), podem jamais ter desencadeado uma única crise sequer em você, mas podem influenciar, e muito, o equilíbrio e desequilíbrio de substâncias químicas cerebrais como a serotonina, dopamina e noradrenalina; hormônios como o estradiol, progesterona e cortisol; e neuro-hormônios como a melatonina, prolactina e hormônio do crescimento – substâncias estas capazes, sim, de provocar a manifestação genética da doença enxaqueca.Livro Enxaqueca É exatamente sobre aqueles fatores causais, e como influenciá-los, que eu venho falando e escrevendo nos últimos 10 anos, e escrevi nas mais de 300 páginas do meu livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer. Recomendo a todos vocês a sua leitura, pois escrevi de coração, para ajudá-los. Caso você deseje adquirir o livro agora mesmo, basta clicar aqui.

Mais uma vez, parabéns à equipe de jornalismo do Fantástico da Globo, e também aos médicos entrevistados. Finalmente, alguns médicos estão começando a dar mais importância aos hábitos e estilo de vida, ao esforço pessoal do paciente e à proatividade, como parte fundamental de um tratamento realmente eficaz, e que os portadores de enxaqueca são parte importantíssima no tratamento, e não meros espectadores.

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de Goret MoraesGoret Moraes comentou

    Não assisti à matéria; certamente é positiva sua veiculação, embora o senhor mesmo diga que aspectos fundamentais sobre o assunto foram desconsiderados.

    Não se poderia mesmo esperar que uma revista que trata a maioria dos assuntos com superficialidade fizesse diferentemente, mas muitas pessoas não têm acesso a informações como as deste blog e para elas deve ter sido proveitosa a reportagem.

  2. Imagem de Kátia D. G. B.Pinheiro comentou

    Antes de mais parabens pelo blog e pelas informações aqui divulgadas. Tenho enxaqueca desde os 5 anos de idade, lembro-me da 1ª crise. Desde então, tenho enxaqueca com frequencia, há alguns anos tinha 2 ou 3 vezes por semana, as crises duravam só 1 dia; com o passar dos anos (hj tenho 42), as crise duram cerca de 1 semana a 10 dias. De facto são crises incapacitantes, com todos os sintomas tipicos, enjoo, vómitos, aversao a luz, cheio, barulho. Fatores desencadeantes:cansaço,alguma emoção forte, viagens de metro, onibus, carro,chocolate, abacaxi, banana, café, cheiro de cigarro, perfume etc. Aparecem sempre ao fim do periodo menstrual, mas dependendo do meu stress qq coisa é capaz de desencadea-la, até pessoas a conversarem mto perto de mim, é capaz de desencadear. Analgesicos normais não adiantam, cefaliv, cefalium tb não, normalmente so os sumatriptanos é que melhoram a crise, embora as vezes elas voltem depois 12 hs. Não assisti a reportagem, pois sou brasileira e vivo em Lisboa(Portugal), mas descobri o site do Dr. Feldman, e adorei tudo que lá li, gostaria também de saber se o livro já existe em Portugal. Tenho um blg dedicado a mulher e já lá fiz um post com um link para o site do Dr. Feldman, ajudando assim a divulgar o livro e + inform. q possa ajudar quem assim como eu sofre de enxaqueca. Agradeço a atenção, despeço-me desejando mto sucesso ao livro.
    Kátia

  3. Imagem de RichardRichard comentou

    Acho realmente complicado entender os desencadeadores das crises. Já até fiz o tal diário por alguns meses (incluindo fatores como sono, alimentação e stress) mas não indentifiquei nenhum padrão. Na revista Veja desta semana saiu também uma matéria grande sobre o assunto. Segundo um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina, o Brasil está em primeiro lugar em portadores de dor de cabeça crônica diária e em quarto lugar no ranking da cefaléia crônica e da enxaqueca. Apesar da matéria ser interessante, não achei conclusivo o porquê do Brasil ter essa alta incidência, afinal de contas não é possível que as pessoas de outros países também não sofram de stress, má alimentação e sono deficitário. Acredito que há muito ainda a ser descoberto neste campo, e eu torço para que isso aconteça o mais rápido possível.

  4. Imagem de Jovânia BaltazarJovânia Baltazar comentou

    Que pena, não assisti. De qualquer forma, depois que li seu livro Enxaqueca – Finalmente Uma Saída, nenhuma matéria sobre o assunto me acrescenta alguma coisa. Já nem dou tanta importância em assistir, pois sempre que todos me ligam para avisar que vai passar uma matéria sobre enxaqueca, é uma decepção. As matérias são sempre superficiais, sem novidades para mim e não concluem nada. Principalmente agora que estou lendo Enxaqueca – Só Tem Quem Quer, parece que sei mais sobre enxaqueca, do que muitos médicos. Isso por um lado é muito bom, mas por outro, me sinto uma extraterrestre. Ninguém acredita e nem entende as coisas que falo e faço. Mas não vou desistir…

  5. Imagem de TANYTANY comentou

    ASSISTI A MATÉRIA, NÃO FOI O QUE EU ESPERAVA. MAS COMO LI E SEMPRE LEIO O MARAVILHOSO LIVRO ” ENXAQUECA SÓ TEM QUEM QUER ” COMPARANDO FOI MUIIIITO FRACA MAS JÁ AJUDOU PARA QUEM AINDA NÃO TEVE ACESSO AO LIVRO E TEM ENXAQUECA.

  6. Imagem de lucienilucieni comentou

    Vi a matéria sobre exaqueca,para mim nada de novo,o q desencadeia a minha enxaqueca não comentáram,q é durante o periodo mestrual,raramente tenho dor fora desse periodo,se tenho tiro de letra,rapidinho passa.Estou louca para ler o seu livro semana q vêm vou a portoalegre e já vou tentar comprar….Talves eu não tenha dor de cabeça no dia a dia pq tenho uma alimentação bem balançada me cuido mto…frutas,verduras,pouco açucar e quase nada de sal,café ,chocolate e frutas mto citrics nem pensar,e assim levo minha vida,gostaria de comer um pouco mais de comidas picantes molho etc…mas tenho conciência q não posso.E assim levo minha vida graças a Deus numa boa……abraços!!!

  7. Imagem de joselia Negreirosjoselia Negreiros comentou

    Eu gostaria de saber se tem este livro pra vender aqui em Recife.
    Tenho dores de cabeça todos os dias. Eu vi a matéria do Fantástico
    Eu gostei mas ela näo foicompleta

  8. Imagem de claudiaclaudia comentou

    a discurssão sobre enxaqueca foi muito proveitoso pois trouxe muita informação p/ nos portadores dela. obg

  9. Imagem de marcelo borgesmarcelo borges comentou

    tenho 29 anos e passei a maior parte da minha vida com crises enormes de enxaqueca era horrivel nao sabia o que fazer.ate que um dia resolvi procurar um especialista e graças a Deus e ao bom profissional certo e com medicamentos corretos hoje posso dizer que estou bem melhor quase curado

  10. Imagem de Márcio pinheiroMárcio pinheiro comentou

    A reportagem do fantástico foi de grande contribuição para as pessoas que sofrem deste mal mas não tem acesso à informação, porém seria mais completa com a participação de um especialista como o Dr. Feldeman.

  11. Imagem de Reinaldo MendoncaReinaldo Mendonca comentou

    Enxaqueca, uma palavra que faz parte da vida de muitos brasileiros,inclusive eu que tenho crises a cerca de oito anos, todavia nunca deixei de estudar esta doenca cronica que ja me tirou do serio muitas vezes mas que hoje consigo indentifica-la melhor. Curso quimica numa universidade federal e meu maior objetivo seria se possivel descobri a cura da enxaqueca. Quem sabe.

  12. Imagem de LiviaLivia comentou

    KATIA,
    Tambem moro em Lisboa e comprei meu livro Enxaqueca – Finalmente Uma Saída na Fnac do Chiado.
    Boa sorte!

  13. Imagem de Ivair Roza NunesIvair Roza Nunes comentou

    A reportagem no fantástico nada me acrescentou. Uma vez que sofro de cefaleia em salvas e eles não abordaram nada a respeito desta terrível dor, que muitas vezes me dá vontade apelar para o suicídio, uma vez que médico nenhum apresenta uma solução para o caso, só apresentam preventivos, e isso não cura nenhuma dor.

  14. Imagem de NeideNeide comentou

    TAMBÉM ACHEI FRACA A REPORTAGEM DO FANTSTICO SOBRE DOR DE CABEÇA, SOFRO DE ENXAQUECA HÁ 8 ANOS, TENHO CRISES TERRIVEIS QUE DURAM ATÉ 15 DIA CONSECULTIVOS, EM FEVEREIRO TIVE UMA CRISE HORRIVEL, COM SENSAÇÃO DE DORMENCIA FACIAL, PRECISEI DESLOCAR UNS 600 km PRA FAZER UMA RESSONANCIA E AINDA ESTOU EM TRATAMENTO [Nota do Dr Alexandre Feldman: os nomes dos remédios citados no comentário foram apagados, pois ferem as regras do Blog]. MAS VOU FICAR LIVRE SIM, CONFIANDO NO NOSSO BOM DEUS, SEM CONTAR AS TERRIVEIS SENSAÇÕES DE ENJÔO E ALIMENTAÇÕES QUE NEM POSSO PENSAR: CHOCOLATE, FRITURAS, ETC…

  15. Imagem de Ivair Roza NunesIvair Roza Nunes comentou

    Se alguém sofre do mesmo mal que eu sofro (cefaleia em salvas) e quiser entrar em contato para troca de experiências doloridas, meu e-mail é ivairroza@hotmail.com

  16. Imagem de Madalena Barranco comentou

    Dr. Alexandre, eu também não assisti Fantástico, mas continuo preferindo suas dicas. Eu tenho notado que o levedo de cerveja quando tomado em grandes quantidades, assim como 5 colheres de sopa ao dia, ajuda a afastar as crises… De qualquer forma, tenho que experimentar por mais algum tempo. Depois lhe conto o resultado. Um grande abraço e obrigada sempre.