post

Artigo sobre Topiramato Foi Recuperado

Caros amigos,

É com muita alegria que comunico o retorno do meu artigo sobre o topiramato, que havia misteriosamente desaparecido do site. Obrigado à Poliana Oliveira, que me ajudou a recuperá-lo. É bom contar com a ajuda e o carinho de todos vocês na manutenção desta que é, com certeza, a maior comunidade sobre o tópico enxaqueca em todo o mundo.

Para quem ainda não leu o artigo, aqui vai o link: http://enxaqueca.com.br/tratamento/topiramato.html

Comentários dos Meus Leitores

  1. Denise M Mourao comentou

    Não estou conseguindo acessar o link sobre o medicamento cymbalta, e estou precisando saber sobre ele urgente

  2. Claudio comentou

    Estive lendo alguns artigos sobre o topiramato, e vi em especial os efeitos colaterais, o quanto devo me preocupar com esses efeitos colaterais?

    um abraço

    Claudio Biaggio

    • DILMA comentou

      Bom dia Dr. , Faço uso do Égide , já no segundo tratamento de 60 dias, juntamente com a alimentação, e apenas sentir vez por outra um leve enjoo. No mais, nenhum outro efeito colatera. Desde que comecei o tratamento , nunca mais baixei o pronto socorro. Ufaa. Só vou a partir de agora, beber mais águia, pois não sabia dos efeitos dele sobre os rins, pois já tive litíase renal.

  3. comentou

    Olá Dr. Alexandre,

    Li o artigo sobre Topiramato… E me assustei! Muito obrigada pela sua honestidade. Eu gosto de chás e ervas – sinto que me fazem bem – e ultimamente experimentei o Gingko Biloba, que de alguma forma melhora as enxaquecas…

    Abraços – parabéns pelo seu trabalho.

  4. Simone Siebner comentou

    Dr Alexandre,
    Suas palavras sobre o Topiramato são impressionantes e devem servir de alerta não só para este “milagre” mas para outras promessas também. É preciso que os enxaquecosos (não sei se é assim que se refere a quem sofre de enxaqueca) se apercebam de que não existem milagres, nem remédios milagrosos e nem médicos milagrosos. Um tratamento sério para enxaqueca implica, como aprendi em meu tratamento em sua clínica, em um envolvimento e esforço grandes por parte do paciente, que deve assumir a responsabilidade pela sua saúde sob a orientação honesta e profissional de quem entende do assunto e não prescreve medicações da moda para ser um médico “in”. É preciso cair na real e ver que não existem milagres, a gente colhe os benefícios segundo o que a gente planta.
    Eu levei o meu tempo para compreender isso mas hoje isso está muito claro e só tenho a agradecer a você por ter me orientado e me ajudado a controlar a fera da enxaqueca SEM milagre algum, “apenas” com boa alimentação, sono, exercícios físicos e acupuntura.
    Um abraço e parabéns por seu profissionalismo!

  5. Ana Paula comentou

    Olá Dr. Alexandre,

    A pouco tempo descobri que tenho enxaqueca, mas os medicamentos que estou usando não estão fazendo efeito. Já mudei várias vezes. No início eles fazem efeito, mas depois de um tempo, as dores voltam aparecer, cada vez mais forte. Hoje uso nortriptilina 10mg um comprimido por noite e dolamin flex, quando sinto dores. O que devo fazer para minimizar as dores ou prorrogar os efeitos do medicamentos?
    Meus parabéns pelo site. É uma ajuda e tanto ler os seus artigos.

    • comentou

      Ana Paula, é justamente com esse objetivo em mente que escrevi meu livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer. Nele, aponto para as mudanças de hábitos e estilo de vida que são capazes de influenciar o desequilíbrio químico cerebral que causa a enxaqueca. Se você está gostando do site, tenho certeza que vai adorar o livro!

  6. Maria comentou

    Dr. Alexandre, infelizmente tomei o Topamax, uma dosagem bem baixa, todavia, eu, que já sou magra, fiquei esquelética, como anoréxia, tudo isso em menos de duas semanas (perdi 8kg, para mim é muito). O médico se assustou, ele disse que esse remédio normalmente faz engordar.
    Além disso, não melhorou nem um pouco a enxaqueca, talvez pq tomei por pouco tempo, uma vez que não conseguia engordar. Eu também ficava um tanto áerea com ele, não sentia fome, o que pra mim é raro :-) , mas mesmo assim mantive a mesma alimentação.
    O Senhor tem razão quando diz que o que é “bom” para mim pode ser “ruim” para você. Aliás, lembrando desse artigo, o único iogurte que posso tomar é o activia, não me dá crise e posso comer todos os dias. Abraços!

  7. lucieni vargas comentou

    não estou conseguindo entrar no saite sobre o topiramato,pois tomo o remédio Amato.gostaria de saber sobre os efeitos colaterais!abraços.

    • comentou

      Jaqueline, estamos trabalhando nos links da página de tratamentos. Eles estão todos sendo recuperados de um ataque de hacker(s). Espero que em até 4 dias todos os links estejam normalizados.

      Agradeço a todos vocês que estão me apontando as falhas nos links!

  8. Adriana comentou

    Faço tratamento com topiramato a 3 meses,pois foi meu neuro q recomendou…estou muito satisfeita,n tenho nenhum efeito colateral….emagreci sim,mas pouco sinto fome,sono tudo normal….tinha enxaqueca a 16 ans eram dores terríveis,n sei mais o q é isto…estou muito satisfeita….

    • comentou

      Adriana,

      O seu caso é igual ao de muitas outras pessoas. Essa melhora praticamente imediata dos sintomas, provocada pela droga, é o motivo pelo qual as drogas como esta ganham boa reputação.

      Porém, como eu explico no meu livro e através de todo este site, os remédios têm efeitos colaterais que podem se manifestar a curto, médio ou longo prazo, e alguns desses efeitos colaterais podem ocorrer sem que seu portador os sinta por um bom tempo, ou sentindo, não os atribua ao uso da droga em questão.

      Além disso, todas as drogas vão perdendo o efeito com o tempo, tornando sempre frustrante o tratamento à base de drogas isoladamente.

  9. Marcela Frazao comentou

    Doutor,

    Não sei mais o que fazer, minhas dores de cabeça são frequentemente todos o dias, vivo a base de soro na veia para poder passar a dor. Já fiz vários tratamentos só que ultimamente não tenho feito nenhum tipo de tratamento.

    O que devo fazer

  10. Maria karen comentou

    Tenho enxaqueca há alguns anos(quase vinte anos), já percebi que realmente uma mudança de hábito é essencial para evitá-la ou amenizá-la. De todos os sintomas o que mais me assusta é o formigamento e a dificuldade de se lembrar da palavras que busco expressar durante as dolorosas crises, assim como uma memória lenta depois de todo processo de tormento.

    Pretendia saber do senhor se faz parte da vida das pessoas que conhecem a enxaqueca a dificuldade de memória, pois tenho facilidade de esquecer as ações que pretendia realizar assim como detalhes (número do meu celular, nomes de algumas ruas que não consigo gravar)do cotidiano.

    As vezes penso que isso é consequência dos medicamentos que já tomei ( dorflex).

    Agradeço sua contribuição ao meu esclarecimento.

    Muita paz!

    Maria Karen

    • comentou

      Maria Karen, faz parte sim. Tanto devido à enxaqueca, quanto a vários dos remédios utilizados para seu tratamento. Sua questão é séria candidata a transformar-se num artigo aqui no site.

  11. Carla Fernanda comentou

    Dr.Alexandre, tudo bem??
    Não consequi acessar o site, sobre topiramato, e faço uso de 100mg.Estou gostando do tratamento, que alviou um pouco as minhas dores que eram constantes.O que devo fazer???obrigada e aguardo retorno.

      • Sandra comentou

        Também não consegui acessar o site sobre o topiramato, estou iniciando o uso de 150 mg, antes fazia uso de Depakote 2 cp 500 mg dia, porém continei tendo enxaquecas e ganhei peso. O neurologista resolveu pelo topiramato, temo pelos efeitos colaterais. Não sei a respeito dos alimentos que interferem para enxaqueca. Gostaria de saber sua opinião. Obrigado.

  12. Alcileide comentou

    Comecei a tomar o Amato a um mês e tenho sentido alguns efeitos colaterais tipo: dormência nas extremidades (pés, mãos e boca, tonturas, enjôos, confusão, mau humor, dificuldade de raciocínio, insônia, perda de peso e de memória, etc… então resolvi pesquisar, então para minha surpresa achei este site maravilhoso.

  13. Hector Aniceto comentou

    Estou em tratamento para enxaqueca a alguns anos e frequento o site/blog já a algum tempo. Minha neurologista, apesar da minha sinalização positiva quanto aos gatilhos alimentares e comportamentais ( sono, estresse, etc ), insistiu em me tratar apenas com alopatia me autorizando inclusive a comer de tudo.

    Passei por vários medicamentos ( Depakote, Efexor XR, Frontal, Olcadil, Triptanol ) e na minha última consulta, onde relatei perda de líbido com Efexor XR, minha médica prescreveu o Topiramato pois eu disse que não tomaria mais Efexor de jeito nenhum!! Rs!! Nesta consulta, levei os livros do Dr. Feldman e da Pat Feldman, e a médica novamente disse que não era para levar os livros a sério e blá, blá blá…!!

    Continuei lendo os livros e ao mesmo tempo percebi que minha enxaqueca não melhorava. Tomava todos os dias 1 a 2 comprimidos de Naramig e 2 sachês de Spidufen arginina para controlar minhas crises DIÁRIAS. Isso mesmo, tinha crises diárias de dor de cabeça/enxaqueca.

    Com os conhecimentos que adquiri nos livros do casal Feldman, mais pesquisas na internet (digite Migraine Headache na wikipédia em inglês, e terão uma grata surpresa ) fiz o seguinte: CORTEI TODO O GLÚTEN DA MINHA DIETA, CORTEI TODO ALIMENTO/TEMPERO COM GLUTAMATO MONOSSÓDICO ( OU DIRIA VENENO ), CORTEI O QUEIJO ( POR CAUSA DA TIRAMINA ), CORTEI O VINHO ( POR CAUSA DOS SULFITOS ). Estas atitudes me deram condições de fazer o impensável até então : PARAR COM OS ANALGÉSICOS/NARAMIG.

    Não foi fácil, pessoal, eu sei, mas sabem o que me ajudou a controlar as dores no início além da força de vontade?!

    GENGIBRE CRU + ÁGUA DE CÔCO!!

    Com estas recomendações, todas descritas nos livros do Dr. Alexandre e Pat Feldman consegui por ordem na minha vida, pois identifiquei que além da enxaqueca estava também com uma dor de cabeça de rebote, causada pelo uso abusivo de analgésicos, o que fiz ao longo de muitos e muitos anos ( tenho 36 ).

    “AS VEZES O MELHOR REMÉDIO É PARAR DE TOMAR REMÉDIO”.

    Mudei de médico e hoje estou muito bem seguindo um tratamento profilático a base de Topiramato, Pregabalina (tive diagnóstico de dor neuropática no nervo occciptal, que de acordo com meu novo médico estaria alimentando minhas crises de enxaqueca) e Limbitrol.

    Faço também um tratamento com um fisioterapeuta aqui de minha cidade, que possui uma técnica aprendida na Bélgica, chamada Osteopatia Craniana, que tem surtido ótimos efeitos também.

    Agradeço ao casal Feldman pelo tempo dedicado aos portadores de enxaqueca/dores de cabeça como eu, e recomendo a todos que mudem seus hábitos o mais rápido possível, só assim os tratamentos alopáticos funcionarão.

  14. Cleonice Souza comentou

    Hoje(25-11)após uma consulta com a minha neurologista,ela me receitou “TOPTIL”.
    Como sempre fui muito crítica e nunca tomo nenhum rémedio sem antes ler a bula,foi o que fiz e para minha surpresa não encontrei na bula nenhuma indicação a enxaqueca.
    Então resolvi recorrer ao sait,e me deparo com toda está “advertencia”.
    E mesmo já tendo comprado o rémedio e abrindo a embalagem,me sinto feliz por ter sido alertada a tempo,pois tudo que NÃO quero em minha vida neste momento é tentar melhorar um problema arrumando outro.
    Então para finalizar só posso agradecer pelo esclarecimento e dizer que fui “SALVA PELO GONGO”.

  15. MARGARITA SOLEDAD HURTADO CARRASCO comentou

    DR.FELDMAN.
    COMENCEI FAZ UMA SEMANA COM TOPIRAMATO, POIS JÁ MINHAS ENXAQUECAS ESTABAN SEMANALMENTE, GANHEI DA MINHA FILHA O SEU LIVRO ESTOU LENDO E APRENDENDO, REZO A DEUS , PARA NO FUTURO , NÃO UTILIZAR MAIS O TOPIRAMATO , SEGUINDO TODAS AS RECOMENDAÇOES EXISTENTES NELE, EU REALMENTE SOU CONTRA OS RÉMEDIOS ,POIS SOU ALÉRGICA, ASMÁTICA,GRAVE E O ÚNICO ANALGESICO QUE POSSO TOMAR É O PARACETAMOL, E JÁ MEU ORGANISMO ACOSTUMOU, POR ISSO TIVE QUE IR AO NEUROLOGO E RECOMENDOU O AMATO.
    ESTO É UM DESABAFO, ESPERO QUE SEU LIVRO SEJA A MINHA SALVAÇÃO OBRIGADA .
    MARGARITA
    SÃO VICENTE- SÃO PAULO

  16. lilian comentou

    DR.FELDMAN , comecei a tomar o topiramato pois eu tinha dor de cabeça todos os dias, eu estou emagrecendo e não consigo comer… e está me dando várias reaçoes e estou ficando com medo e tbmm me falaram que esse remédio me disseram q corta o efeito do anconcepcional isso é vdd !
    obrigada

  17. rafaela comentou

    Uso 50mg de Amato por dia. De fato o remédio controlou minha enxaqueca, mas minha memória está extremamente prejudicada bem como meu raciocínio, me sinto burra, o que nunca fui, com a agravante de estudar para concurso público.
    Minha grande questão é: parando de usar este medicamento, recupero a memória e a capacidade de raciocínio ou o que já foi afetado está perdido???????????
    Obrigada!

  18. viviane ana comentou

    ola dr.
    minha mãe sempre teve enxaqueca, leu seu livro e reeducou a boca dela, como ela sempre teve serios problemas de saude, realizou tto com amytirl por 6 anos, sempre com enxaqueca. agora ela parou de tomar tudo! faz uma ano e apenas teve enxaqueca 2x.
    por outro lado, eufiz de tudo, beta bloqueador, amytril e o ultimo foi o amato NUNCA MAIS NA VIDA!!! fiquei louca, deprimidissima, pensamentos suicidas, triste, com panico. HORRIVEL
    vou ler seu livro…………………………………

  19. Juliana comentou

    Nossa!!!! Topiramato…comecei a tomar Amato a uns 15 dias atrás, eu tenho 34 anos, sofro com enxaqueca desde 7 anos de idade, sofro muiiito mesmo. Me consultei com um Neurologista,fiz todos os exames necessário. Ele me receitou Amato(topiramato 25mg) , tomando 1 comp. sempre a noite junto com o jatar, por 10 dias e aumentando para 2 comprimidos, nos dias pares e 1 comp. nos dias impar….mas eu estou tomando a uns 15 dias, e infelizmente vou parar, os sintomas estão insuportável, e olha que não me assusto com remédio…rsrs…tomo remédio mesmo se for para uma boa melhora…mas não está dando para continuar…..a tontura,visão embasada,sensação de de estar dopada…flutuando, enjoo,cabeça pesada,formigamento nos pés, e o pior é que está me dando dor de cabeça também. Apesar de saber que o tratamento está só no começo que pode vir a passar os sintomas. mas em vez dos sintomas irem melhorando durante estes 15 dias só pioraram,parei de tomar ontem sexta-feira, e segunda vou ao meu médico para ver oque ele irá falar.
    Estou desanimada com o tratamento,me fez muito mal, e tenho 2 filhos pequenos e não posso descuidar deles, esse medicamento me deixa totalmente desorientada, O TOPIRAMATO FOI UM TORMENTO EM MINHA VIDA…..

  20. gislene mafra comentou

    Olá… estou tomando topiramato de 50mg à 2 meses para tratamento de exaqueca que tenha á 12 anos e até agora nada resolvia, não tenho nada do que reclamar tive algumas reação nas primeiras semanas mas nada que não pude me adaptar ao remédio… ja passou estou me sentindo super bem, acredito que pra mim até fez bem pois sou muito agitada, e o remédio me deixou mais calma!

  21. Tayene comentou

    Bom Dia Dr. Alexandre,
    tenho crises de enxaqueca há muitos anos e tratei com pamelor e topiramato juntos, e aos poucos fui retirando o pamelor e fiquei somente com topiramato, há uns 30 dias tomava, 100mg, fiquei com essa dosagem anos, porém como foi ficando muito frequente o esquecimento, o esquecimento de palavras e atenção, revolvi ir retirando a dose e hoje tomo 50mg, porém as crises pioraram, mas o que me preocupa é: retirando a medicação os efeitos colaterais também desaparecem ou vou continuar tendo esses esquecimentos? Isso muito me assusta. Foi ficando muito frequente e meu médico jamais falou em efeitos colaterais. Vou ler seu livro. Agradeço se puder retirar minha dúvida.
    Abraços

    • comentou

      Olá Tayene, leia mais sobre topiramato aqui e aqui. Sobre o efeito colateral, varia para cada caso. Não há como ter certeza se e quando os efeitos colaterais cognitivos (ex: alterações da memória) regridem após a descontinuação do tratamento. Varia de acordo com as condições biológicas individuais de cada paciente.

  22. Nadia comentou

    Tomei topiramato por 2 semanas 25 mg mais vou correr no médico, e parar com a droga, além de formigamento nos pés e mãos tenho que me sentar na cama e esperar a vertigem passar pra me levantar, estou super irritada e a sensação que a cabeça ta rodando… Prefiro as enxaquecas e ter controle sobre os meus atos, essa droga e assustadora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Notify me by email when my comments gets approved.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>