post

70% dos Adolescentes têm Dor de Cabeça

Dor de Cabeça é Comum Entre Adolescentes

adolescentes enxaqueca 70% dos Adolescentes têm Dor de Cabeça

Muitos adolescentes têm dor de cabeça

Uma pesquisa publicada na edição de abril de 2007 da revista Cephalalgia revelou que nada menos de 69,4% dos adolescentes de 12 a 15 anos tiveram pelo menos um episódio de dor de cabeça num período de 3 meses. O estudo consistiu em um questionário fornecido a 20 escolas na Alemanha e completado por 3324 alunos na faixa etária acima. Do total global de 69,4%, o questionário revelou que 59,5% dos meninos e 78,9% das meninas tiveram uma dor de cabeça nos últimos 3 meses! Deste total, mais de 4% apresentavam uma freqüência de mais de 14 dias de dor de cabeça no período de 3 meses.

Estudos como este mostram que, da mesma forma que nos adultos, a dor de cabeça é um sintoma cada vez mais comum entre as crianças e adolescentes.

Quem acompanha meus artigos e livros já conhece minha opinião: as mudanças ambientais, de estilo de vida, alimentação, sono, atividade física, dinâmica emocional, familiar, social e comportamento como um todo, ocorridas nas últimas décadas, tendem a causar perturbações no equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e outras substâncias, levando a um aumento cada vez maior na predisposição a doenças como enxaqueca, depressão, ansiedade, pânico, distúrbios de déficit de atenção e hiperatividade, entre outras doenças. Adolescentes também precisam buscar um estilo de vida saudável!

A ferramenta mais importante para se livrar das dores de cabeça e outras doenças que atingem proporções epidêmicas no nosso mundo contemporâneo é a informação. Continue acompanhando o blog e leia com todo carinho o meu livro. A informação, aliada a mudanças de hábitos e estilo de vida, podem mudar para muito melhor o destino de quem sofre de enxaqueca.

Comentários dos Meus Leitores

  1. Imagem de AlexsandraAlexsandra comentou

    Tenho uma filha que desde 4 anos tem dor de cabeça todos os dias, já fui no neuro fez tumografia rx e não dá nada.
    Ela ate tem sinusite mais mesmo qdo esta sem ela tem dor de cabeça diaria, não sei mais o que fazer hoje ela ja tem 10 anos e todoas as noites oramos para Deus nos ajudar a um bom tratamento para terminar esta agonia já que moramos no interior do RJ e aqui não temos acesso a médicos especializado.

  2. Imagem de InesInes comentou

    A minha filha tem 7 anos e a 2 anos sofre com dor de cabeça todos os dias.
    A dor é sempre em um mesmo ponto na parte superior da cabeça, ela ja fez tomografia, fez exame das vistas, fundo de olho, rx, ela também tem um pouco de sinusite, mas mesmo quando a sinusite não esta atacada ela esta com dor de cabeça, a médica diz que é uma enxaqueca crônica, proibiu alguns alimentos e pegar sol forte.
    Tem dias que a dor é fraca, mas ja aconteceu de ser forte e ela vomitar.
    Me sinto impotente de não conseguir fazer nada para que ela não tenha mais dor, no Natal ela me disse que ia pedir de presente para o papai noel que não tivesse mais dor de cabeça, ouvir isso não é fácil, e tudo que faço é pedir a Deus para que ela melhore.

  3. Imagem de LAURALAURA comentou

    Tenho 20 anos e desde dos 14 anos tenho enxaqueca. Ela sempre “avisa” quando vai chegar.O primeiro sintoma é a vista ficar falha e tremer, depois vem a dor e o enjôo. Já fui ao neurologista, mas sempre diz que não tenho nada. Enquanto não possui diagnóstico, é um ônus que tenho que carregar.

  4. Imagem de ester reginaester regina comentou

    Meu afilhado de 13anos teve dengue e após a doença, instalou-se cefaleía contínua c/ intensidade forte, vômitos e náusea. Foi internado, fez exames laboratoriasis, tomografia computadorizada e ressonância magnética com resultados normais. Há 21 dias persisti a dor de cabeça, sendo administrado 1 ml de fentanil em bomba infusora durante 60 minutos e após esta medicação, foi dado diazepan, continua internado, irá submeter-se exame para glaucoma.

  5. Imagem de BrunoBruno comentou

    oi, tenho 15 anos e tenho dores de cabeça frequentes.também tenho sínusite mais mesmo quando não esta atacada minha cabeça dói. Já não sei o que fazer, fui ao medico e ele me indicou a auto-hemo-terapia mas fiquei com recei após ver uma reportagen do fantastico…

  6. Imagem de claudeteclaudete comentou

    Ano passado entrei para pesquizar sobre dor pois já não aguentava mais. Sofria desde 15 anos, fiz tomografia, todos exames e nada, ano passado tive problemas hormonais e a ginecologista me passou uma injeção. Eu não sinto mais nada, já fazem quase 1 ano – pois eu sofria todo mês e já estava ficando com a mente parecendo fraca. Tenho a certeza de que foi essa medicação que ainda, a cada 3 meses, tenho que tomar.

  7. Imagem de Marilia MartinsMarilia Martins comentou

    Ola!
    Tenho 15 anos, e ha quase dez venho sofrendo de dores de cabeça constantes.
    Isso dificulta bastante o meu dia-a-dia, pois estudo e trabalho, e quando tenho dores de cabeça, quase nao consigo falar.
    Ha vezes em que a dor acaba afetando o estomago, e chego a vomitar.
    Gostaria de saber se isso é enxaqueca, e o que faço para que a dor diminua?

  8. Imagem de Aida de Souza de LimaAida de Souza de Lima comentou

    Também tenho dor de cabeça desde criança, já passei por todos os médicos de quase todas as especialidades e nenhum deles conseguiu diagnosticar a enxaqueca e principalmente suas verdadeiras causas, tenho várias amigas que têm filhos que sofrem com a enxaqueca e procuro sempre indicar o livro: Enxaqueca Finalmente uma Saída e o site, pois foi o que me ajudou.

  9. Imagem de RoseleneRoselene comentou

    Também estou a 1 ano sofrendo de enxaquecas diarias, sempre do lado direito e pulsátil, com tonturas, enjoo as vezes, tremor nas mãos e fraqueza nas pernas. Sofro tanto que já perdi a alegria de ser feliz. Todos os dias já acordo com ela e persiste até a noite, as vezes tomo dipirona, mas as vezes tento aguentar até o máximo, meu sonho é um dia ficar curada!

  10. Imagem de GrazieleGraziele comentou

    Tenho 20 anos, ha 2 sofro de dor de cabeça constante, más o barulho não
    me incomoda nem a claridade.
    Essa dor tem cura?

  11. Imagem de ArianeAriane comentou

    Olá, já sofro de enxaqueca a bastante tempo, tenho21anos, fui ao consultório e o médico constatou enxaqueca nervosa, desde então ele me receito uma medicação e disse que quando as dores de cabeça sumissem eu poderia parar de tomar a medicação, a dor sumiu por 2 3 meses, sem dor alguma, antes as dores eram diárias, porém quando comecei a trabalhar as dores voltaram com tudo, já voltei a tomar os medicamentos agora estou esperando que façam efeito os meus sintomas são:Hipersensibilidade a luz, pontas de dor,enjôo,sensação de desmaio, tontura entre outros esses são os principais. Espero que todos possamos ter uma vida melhor com um bom médico e tratamento adequados. Um abraço.

  12. Imagem de Jose DysonJose Dyson comentou

    Dr. Alexandre Feldman
    Ao pesquisar na internet acerca de enxaquecas descobri o seu site, que me agradou particularmente.
    Resido em Leiria, cidade no centro de Portugal e tenho um filho com 12 anos, que há 4 sofre de enxaquecas.
    Nas primeiras crises recorri sempre ao hospital que tem um excelente serviço de pediatria.
    Mas a resposta dos médicos para o tratameto da enxaqueca é muito pouco esclarecedora e animadora.
    Na sequência de várias crises, recomendaram fazer um electroencefalograma, que apenas revelou alguma ansiedade.
    As crises do meu filho são as tradicionais. Começa com uma aura com preturbação de visão, depois a dor muito intensa e de seguida uma especie de paragem de digestão. Até vomitar que chega a acontecer 6 vezes. Depois vem o alívio e dorme até 10 horas seguidas.
    Os médicos têm falado apenas para ter cuidado em não comer frutos secos, queijo, chocolate e morango.
    Temos seguido esse conselho, mas será que não se poderá fazer algo mais.
    Agradeço antecipadamente a sua preciosa opinião.
    Melhores cumprimentos
    Jose Dyson

  13. Imagem de GrazielaGraziela comentou

    Ola Dr. Alexandre Feldman!!
    Tenho 18 anos, trabalho e estudo, mas a algum tempo essas minhas atividades estão se tornando quase que impossiveis,pois venho tendo dores de cabeça muito fortes. Já procurei varios medicos, fiz todos exames solicitados pelos mesmos, mas nenhum chegou a nenhuma conclusão. Já a muito tempo uns 2 anos mais precisamente tenho dores de cabeça, mas dores que conseguia controlar com medicamentos, nada que me deixasse de cama mesmo. Mas desta vez a dor veio muito forte, muitas vezes chega a me dar tontura, quase desmaio, não consigo ir ao trabalho, pois meu trabalho é o dia todo no computador, chegei a ir até em oculista pois talvez fosse dores de cabeça por problema de visão, realmente tive q começar a usar, mas não adiantou nada, continua no mesmo, passo o dia abaixo de remédios, e tenho muito sono, durmo de mais!
    Já me disseram que pode ser enxaqueca, mas realmente não sei se uma dor de cabeça tao forte pode ser só enxaqueca, já venho com essas dores a uns 3 meses, nesses 3meses, trabalho e colégio é muito dificil eu frequentar. Realmente nao aguento mais isso, sou nova, tenho muita garra, gosto de trabalhar e lutar pelos meus sonhos, mas ao chegar essas dores nem eu mesma me reconheço mais, passo quase o dia todo deitada, essa não sou eu, mas a dor faz com que eu fique assim. Estou muito trite e nervosa com este meu quadro de doença!
    Por favor peço-lhe encarecidamente que me ajude!
    espero ansiosamente sua resposta!!
    desde já meu muito obrigada!
    Graziela!

  14. Imagem de Dr. Alexandre Feldman comentou

    Olá Graziela,

    Na minha opinião, a informação é a melhor aliada de quem se encontra na sua situação. Com a informação, você ganha o poder de controlar a sua doença – e principalmente sua saúde – a partir de seus hábitos, estilo de vida, escolhas e comportamentos. É por acreditar nisso que escrevi meus livros Enxaqueca – Só Tem Quem Quer e A dor de Cabeça Morre Pela Boca. Ambos os livros perfazem um total de cerca 600 páginas de conselhos e recomendações, com base em todos os meus estudos e minha experiência, para pessoas que estão na sua situação. Ambos esses livros tomaram anos do meu tempo, que dediquei para escrevê-los.

    Além disso, criei este site, no qual tenho disponibilizado um grande número de informações e dicas adicionais.

    Por último, eu me dedico a atender profissionalmente a todos os pacientes que me escolhem como médico no meu consultório particular.

    Por esse motivo, pergunto: como poderia eu ajudá-la ainda mais? Sugestões serão sempre bem-vindas.

  15. Imagem de tamura helentamura helen comentou

    oi, tenho 22 anos e desde 15 anos sofro de dores de cabeca… hj estou casada … e no comeco me esposo achava que era psicologico… mas depois foi aprofundado e viu que era serio… sinto muita dores de cabeca ao ponto de desmaiar… nao sei o que faco pra que isso pare de atrapalhar meu dia a dia… sinto dores quase todo dia… acho que a minha enxaqueca esta me causando problema de memoria pois, as vezes faco coisas ou ate mesmo guardo algum objeto e depois nao me lembro mais onde guardei… rsrs

  16. Imagem de YaluchaYalucha comentou

    tenho 17 anos e muita dores de cabeça
    axo que tem haver com o clima k eu vivo em minha casa
    é muita pressão,muito stress,so que isso esta a dar cabo da minha saude, fico toda hora sem apetite,enjoada,enfim passo muito mal quando começa.
    mas nao sei o que fazer para ao menos diminuir as dores,ate ha dias que sofro de aminesia.

    obrigada

  17. Imagem de MARTA ROSA  CONCEIÇÃOMARTA ROSA CONCEIÇÃO comentou

    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES EM MEU E-MAIL SEMPRE QUE POSSÍVEL

  18. Imagem de sarah narryman carpaneda teixeirasarah narryman carpaneda teixeira comentou

    achei maravilhoso saber que existe a esperança de um dia poder acordar e nao sentir mais dor de cabeça e este dia eu estar viva e nao morta pois as vezes eu penso que isto so vai acontecer quando eu morrer se possivel gostaria de receber mais informaçoes obrigada

  19. Imagem de vanessavanessa comentou

    oi! tenho 17 anos , há mais de 4 sofro com dores de cabeça… e não me deixam nem parar em pé; dores de estomago, enjôos, dores na nuca e fraqueza; fiz alguns exames e mostraram que tenho enxaqueca; todo dia tomo remedio de dor de cabeça,
    pois não aguento nem trabalhar.
    queria uma solução
    se puder reponder obrigada!!

  20. Imagem de Tati CardosoTati Cardoso comentou

    Olá, tenho 20 anos e todo mês tenho dores de cabeça, é sempre na região do lado da cabeça, que fico super mal, chega até mesmo doer os olhos a testa. Isso esta aconteceu mesmo com frequencia (mês), dpois que começei tomar anti,, será que poderia ser oq???
    Obrigada, gostaria que me ajuda-se, pois a dor é horrivel!

  21. Imagem de Ana LimaAna Lima comentou

    Que coisa!
    70%? Uma epidemia mesmo. Aliás eu diria “pandemia”. Felizmente temos as causas explicadinhas e podemos lutar “usar perturbações no equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e outras substâncias, levando a um aumento cada vez maior na predisposição a doenças como enxaqueca, depressão, ansiedade, pânico, distúrbios de déficit de atenção e hiperatividade, entre outras doenças.”

    desequilíbrio doa serotonina a gente já sabe como curar = Prozac (Cymbalta é melhor por que custa mais caro) e drogas afim que também cura depressão é usado na ansiedade e pânico. Junta-se uma benzodiazepina – clonazepam está mais na moda e para a hiperatividade e déficit de atenção…. Ritalina.
    Pronto. Não precisa ninguém ficar em pânico. Tudo sob controle.
    Todos os lugares levam à Roma. Não tem jeito. Que decepção Dr. Feldmann! Que decepção!

  22. Imagem de William Silveira da GamaWilliam Silveira da Gama comentou

    Tenho 52 anos e há mais de 3 tenho dor de cabeça, Procurei cardiologista e oftamologista, mas tudo normal. A dor é constante e as vezes acompanha de enjôo, tontura e palpitação. Percebi que no meu caso, tem alguma coisa a ver com o fator mental. Apesar de serem constantes esses sintomas, quando estou despreocupado e entretido, percebo melhoras. Obrigado!

  23. Imagem de giovannigiovanni comentou

    tenho dor de cabeça e o corpo todo tremulo eu não sei se é enxaqueca ou hipertireóidismo.

  24. Imagem de LucasLucas comentou

    Olá alexsandra,

    Nesses casos, é necessário ter fé,…
    Verifique se sua filha dorme regularmente,
    O ideal seria 8horas por dia, e de tarde tirar algumas cestas,
    Isto aliviaria as dores de cabeça,…
    Mas se cazo aumentasse…
    Você devia recorrer ao governo e pedir ajuda a quem possa ajudar…

    Agradeço por responder…

  25. Imagem de LucasLucas comentou

    Olá Ines,

    Não se culpe pelo que não puder fazer,
    Tenha fé em Deus,e sempre demonstre força pra sua filha…

    8horas por dia de sono, e atarde algumas cestas…
    Isso irá ajudar, =)…

  26. Imagem de MarisaMarisa comentou

    Olá, minha filha tem 8 anos e a dois sofre de dor de cabeça. Tudo começou com pouca dor e foi aumentando, Eu chevaga do trabalho as 20:00 e corria com ela p/ o pronto socorro, pois eu não sabia o que ra aquilo. Até que um dia, aconteceu a internação. Fizeram todos os exames possiveis e imaginários. Minah filha tomou até morfina ela só parava de gritar qndo sedavam ela. Era doloroso demais. Ficamos 12 dias internadas e foi concluido que ela tem enxaqueca. Hoje ela trata com um neurologista da minha cidade (Santo André) , passa por um psicologo. E as dores continuam, as faces dela ficam vermelhas e começa a crise, toda noite ela chora. Essas crises não são como aquelas que ela foi internada. Sofremos muito com isso tudo, fazemos vários exames sempre, compro remédios e é muito difícil pra todo mundo ver aquela criança sofrer tanto. E de saber que tem tantas pessoas com o mesmo problema. Obrigada

Trackbacks